A rivalidade entre Espanha e França é histórica, e as relações atuais entre os dois países são próximas e amistosas. No entanto, eles ainda continuam a competir em alguns aspectos, de acordo com os moradores de ambos os países.
A Espanha ganha em qualidade de vida e produção cultural, segundo a opinião de seus moradores, que também acreditam que o vizinho gaulês tem um sistema econômico melhor e mais poder e influência no mundo.
Estes são os resultados de uma pesquisa do Elcano Royal Institute, que analisa a opinião pública de ambas as nações e conclui que espanhóis e franceses concordam que vivem melhorem Espanha, mas também que a França é superior nos aspectos mais importantes, como a qualidade democrática e o nível científico e técnico.
Os cidadãos de ambos os países também concordam em seu amplo apoio à Ucrânia na guerra e em sua integração na UE.
Identidade europeia
Apesar de a relação de base continuar sendo de admiração da Espanha para a França, há uma tendência à igualdade, com diminuição do sentimento de inferioridade espanhola e superioridade francesa, segundo o relatório França e Espanha: visões e atitudes cruzadas para a União Europeia e a guerra na Ucrânia , publicado em outubro deste ano.
O sentimento de identidade europeia dos espanhóis é mais forte do que o dos franceses. Os espanhóis se sentem quase tão europeus quanto os espanhóis, enquanto os franceses se sentem muito mais franceses do que europeus.
Dois terços dos espanhóis (67%) consideram a adesão do seu país à União Europeia (UE) positiva, em comparação com apenas 42% dos franceses. Esse sentimento de pertencimento leva os espanhóis a serem muito mais favoráveis do que os franceses ao aumento dos poderes da UE, posição defendida por quase um terço dos espanhóis contra apenas um quinto dos franceses.
Bem-estar vs potência econômica
Como já foi mostrado em 2018 , os espanhóis e franceses veem a razão de ser da União Europeia de forma diferente. Os espanhóis continuam a querer que a principal missão da UE seja igualar o nível de bem-estar de todos os Estados-Membros; os franceses, que a UE deve fazer da Europa uma potência econômica capaz de competir com os Estados Unidos e a China .
Os franceses e espanhóis veem a guerra na Ucrânia como o principal problema da UE, mas de forma diferente. Para os espanhóis, esse conflito parece ofuscar qualquer outro, enquanto os franceses dividem sua atenção entre diferentes desafios. A mudança climática é, para os franceses, quase tão importante quanto a guerra. Dois terços dos franceses (65%) elegem este problema como um objetivo prioritário da UE em comparação com menos de metade dos espanhóis (46%).
Uma grande maioria em ambos os países, 76% na França e 85% na Espanha, apoia o envolvimento europeu na guerra da Ucrânia . Quase dois terços dos franceses (63%) e mais de dois terços dos espanhóis (68%) apoiam a Europa continuando a enviar ajuda militar à Ucrânia. E os espanhóis estão mais otimistas do que os franceses sobre a vitória da Rússia: 66% dos espanhóis acreditam nisso em comparação com 54% dos franceses, embora haja consenso em ambos os países de que a Ucrânia deve seguir o processo usual no processamento de seu pedido para aderir à UE .
Em imigração e refúgio, o francês e o espanhol diferem claramente. Os espanhóis mostram atitudes de maior aceitação, tanto da imigração da África quanto daquelas originárias do Oriente Médio. Em ambos os países, a atitude em relação aos refugiados ucranianos é principalmente acolhedora, mas é mais difundida na Espanha.
As marcas francesas conhecem-se melhor
As marcas francesas são mais conhecidas na Espanha do que as marcas espanholas na França. 37% dos espanhóis mencionam espontaneamente a Renault e 32% o nome Carrefour quando perguntados sobre quais marcas ou empresas conhecem do outro país.
Entre os franceses, nenhuma marca ou empresa espanhola é mencionada com mais de 20%: a mais conhecida, com 17% de menções, é a Zara , seguida da Seat, com 11%. Em média, os espanhóis citam 3,13 marcas francesas, enquanto os franceses citam apenas 1,84 marcas espanholas.
Apenas 122 entrevistados espanhóis (de um total de 1.001) não se lembravam espontaneamente de nenhuma marca francesa, enquanto quase metade dos franceses (448 em 1.001) não se lembravam de nenhuma marca espanhola.
Com informação do El País
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