![](/userfiles/image/PC-AM_OPERA%C3%87%C3%83O%20APATE_DIVULGA%C3%87%C3%83O%20(1).jpeg)
Foto: Divulgação
MANAUS/AM - Uma operação desarticulou um grupo criminoso responsável por movimentar cerca de R$ 200 mil, com esquema que criava sites falsos e fraudava o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Amazonas. As vítimas eram enganadas com descontos de 30% e induzidas a fazer pagamentos via PIX. A ação foi realizada em parceria entre a Polícia Civil amazonense e do Maranhão.
A Operação Apate ocorreu na sexta-feira (9) em Imperatriz (MA) e os resultados foram apresentados na terça-feira (13). Um dos envolvidos foi preso e foram apreendidos diversos itens e equipamentos, incluindo carros, celulares, notebooks, tablets, cartões bancários e munições. As páginas falsas imitavam os sites da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
As investigações iniciaram em março deste ano após o registro de um Boletim de Ocorrência. Com medidas judiciais e quebras de sigilos telemáticos, os policiais conseguiram identificar o IP de criação do site e detectaram que ele foi criado em Imperatriz (MA). Com a quebra do sigilo bancário das contas que recebiam os valores, foi verificado que o grupo criminoso movimentou cerca de R$ 200 mil no primeiro semestre deste ano. O golpe era aplicado em diversas partes do país. Uma operação semelhante foi deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina naquela mesma cidade.
Durante a coletiva de imprensa realizada na Delegacia Geral, o delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), destacou a importância da operação na proteção dos contribuintes e na interrupção de um esquema que causava prejuízos significativos à população.
O diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, alertou a população sobre a importância de verificar a autenticidade dos sites e ser cauteloso com ofertas de descontos irregulares. Waughan enfatizou que os pagamentos do IPVA devem ser realizados exclusivamente por boletos emitidos nos sites oficiais da Sefaz-AM e do Detran-AM.
O nome da operação, "Apate", faz referência à deusa grega que personificava o engano e a fraude, simbolizando a natureza do crime desmantelado pelas autoridades.
*Com informações da Secom
|