Quatorze pessoas foram presas em Manaus por crimes contra idosos. Duas foram detidas em cumprimento de mandato e as demais em flagrante.
De 810 denúncias apuradas, 55 originaram inquéritos policiais. Foram emitidas 24 medidas preventivas. Os dados são da Operação Vetus 3, da Polícia Civil do Amazonas.
A terceira fase da operação começou no dia 22 de agosto e foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Amazonas, as ações são da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa.
As prisões ocorreram na capital e no interior e a polícia atendeu 713 vítima.
Situações de abandono, negligência e desnutrição
De acordo com a delegada Andrea Nascimento, a operação teve origem na pandemia de Covid-19 quando aumentou o registro de denúncias sobre maus-tratos contra idosos. Um dos canais mais usados pela população foi o Disk 100.
“A violência contra a pessoa idosa é invisível porque geralmente ocorre em âmbito familiar, onde os autores são parentes próximos, filhos, netos, ou alguém de confiança da pessoa idoso, o que dificulta muito a denúncia”, disse. Os casos envolvem situações de abandono, negligência e desnutrição.
|