O Governo do Amazonas deflagrou nesta quinta-feira, a operação “Mão de Ferro”, para combate às ações de criminosos que promoveram ataques em Manaus e municípios do interior no último domingo 6/6.
É a primeira operação integrada entre as polícias do Amazonas e a Força Nacional de Segurança.
Nas redes sociais, o governador Wilson Lima anunciou a operação. “Comecei o dia acompanhando o início da operação Mão de Ferro, executada por tropas da Polícia Militar e Força Nacional. A operação dá continuidade às ações de pronta resposta aos atos criminosos que aconteceram entre domingo e segunda-feira. Até o momento, 45 pessoas foram detidas e nosso efetivo, somado agora à Força Nacional, está nas ruas para garantir a segurança da população”, escreveu.
144 homens da Força Nacional
Até esta quarta-feira, 9/6, 40 homens da Força Nacional já estavam na capital.
Os agentes foram deslocados de Rondônia, Apuí (a 1.122 quilômetros de Manaus) e Brasília.
No total, serão 144 militares que ficarão no estado por até 30 dias.
As equipes da Força Nacional vão atuar em Manaus e nos municípios onde houve registro de ocorrências, informou o governador. O planejamento foi definido em conjunto entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM) e a FNSP.
Investimentos
O governador do Amazonas destacou os investimentos para o combate ao tráfico de drogas no estado e disse que essa tem sido uma política prioritária em seu governo. “A Base Arpão foi um ganho muito grande ali no Médio Solimões, que é um trabalho que é feito com as nossas polícias, Força Nacional, Polícia Federal, Marinha e outras forças de segurança”, ressaltou.
Foram adquiridos equipamentos como fuzis, metralhadoras e lanchas blindadas. “É algo inédito no estado do Amazonas, nunca houve equipamento dessa natureza aqui no estado, e hoje a gente consegue ir para o campo, consegue ir para a atuação de igual para igual e, na maioria das vezes, com uma força muito superior e também com uma celeridade para impedir que essa droga chegue aqui, que a violência avance”, disse Wilson Lima.
Redação com informações da assessoria
Fotos: divulgação
|