Documento sem título






 











Oferta de leitos de cirurgias e quimioterapias na Fundação de Controle de Oncologia é ampliada



Oferta de leitos de cirurgias e quimioterapias na Fundação de Controle de Oncologia é ampliada

16/03/2023




O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, nesta quarta-feira (15/03), a ampliação da capacidade instalada da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) para realização de cirurgias e de quimioterapia, com o investimento em modernização da estrutura, novos leitos e recursos humanos na unidade.

 

 

Foto: Diego Peres e Lucas Silva / Secom

 

“Com isso, a gente aumenta a nossa capacidade de quimioterapia, praticamente dobrando a quantidade de procedimentos que são realizados. Da mesma forma que a gente já resolveu o problema da radioterapia lá atrás e hoje não tem ninguém na fila esperando por uma quimio ou uma rádio(terapia)”, declarou o governador do Amazonas.

 

Acompanharam o governador o secretário estadual de saúde, Anoar Samad; o diretor da Fundação Cecon, o mastologista Gerson Mourão; a médica ginecologista e gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira; o deputado estadual Dr. Gomes.

 

Quimioterapia

 

Em relação a ampliação da quimioterapia infusional, desde 2020, dez acomodações são utilizadas no 6º andar, durante três dias da semana, para apoio aos pacientes. Agora, serão 20 acomodações funcionando de segunda a sexta-feira. A capacidade de atendimento passa de 90 pacientes por dia para 160, um aumento de quase 100%.

 

Cirurgias

 

Em 2022, o Centro Cirúrgico da FCecon e a Central de Material Esterilizado (CME) foram revitalizados com um investimento de mais de R$ 6,4 milhões. Agora, as nove salas cirúrgicas da unidade estão disponíveis para atendimento de pacientes.

 

Foram adquiridos focos cirúrgicos móveis e de teto com tecnologia a LED, camas fawler elétricas, cinco torres de vídeo, mesas cirúrgicas, bisturis elétricos, entre outros.

 

Com a revitalização, as nove salas do Centro Cirúrgico se tornaram disponíveis para procedimentos. A nível de comparação, em 2016, a FCecon tinha apenas quatro salas aptas para funcionamento.

 

A readequação na estrutura permite um aumento de 33% no número de procedimentos. Em 2022, foram 2.772 cirurgias realizadas.

 

 

Com informação da Agência Amazonas

Compartilhe

<p>Oferta de leitos de cirurgias e quimioterapias na Fundação de Controle de Oncologia é ampliada</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp