Documento sem título






 











O que se sabe sobre primeira morte por varíola dos macacos no Brasil 



O que se sabe sobre primeira morte por varíola dos macacos no Brasil 

30/07/2022




O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta sexta-feira (29/7) a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. De acordo com a pasta, a vítima é um homem de 41 anos que morava na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.

 

 

 

O paciente, segundo o Ministério da Saúde, tinha "imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer (linfoma), que o levaram ao agravamento do quadro".

 

 

Ele foi "hospitalizado em hospital público em Belo Horizonte, sendo depois direcionado ao CTI. A causa de óbito foi choque séptico, agravada pelo Monkeypox (varíola dos macacos)", segundo uma nota enviada à imprensa.

 

A varíola dos macacos é uma infecção causada por um vírus que geralmente se manifesta de forma leve — os principais sintomas são febre, dor e o aparecimento de lesões e feridas em algumas partes específicas do corpo.

 

Em 74 países

 

Essa é a primeira morte pela doença registrada fora da África.

 

A varíola dos macacos foi confirmada, até o momento, em mais de 16 mil pacientes espalhados por 74 países.

 

No dia 23 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a doença como uma emergência global de saúde. Outras enfermidades que ganharam o mesmo status nos últimos anos foram covid-19, zika e ebola.

 

No Brasil, foram detectados mais de 900 casos até o momento. Os dados foram compilados pelo Our World In Data. e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

 

Com informação do Correio Braziliense

Compartilhe

<p>O que se sabe sobre primeira morte por varíola dos macacos no Brasil</p>

<p> </p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp