Apesar de incentivar o trabalho em home office, e ter uma grande parte de seus funcionários trabalhando de casa desde o início da pandemia, o Google anunciou que investirá 2,1 bilhões de dólares para adquirir um grande edifício de escritórios em Manhattan, na cidade de Nova York.
Google comprou o St. John`s Terminal, um edifício de escritórios em Hudsom Square, no sudoeste de Manhattan, por U$S$ 2,1 bilhões
Segundo a imprensa estadunidense, trata-se de um dos maiores investimentos imobiliários da história recente do país, a fim de adquirir, para em seguida renovar e expandir a imensa construção onde, no passado, funcionava o Terminal Ferroviário St. John’s, na Hudson Square, na parte baixa da ilha.
Lar por mais de 20 anos
Também conhecido como 550 Washington Street, o complexo de escritórios já é ocupado pelo Google, que alugava desde 2018 os mais de 120 mil metros quadrados de escritórios sem, no entanto, utilizá-los.
“O Google tem a sorte de ter a cidade de Nova York como seu lar por mais de 20 anos, período durante o qual crescemos para 12 mil funcionários”, escreveu Ruth Porat, CFO da Alphabet, empresa dona do Google, em um post, que afirmou que a “vitalidade, criatividade e talento de classe mundial de Nova York” eram os principais motivos para o investimento na cidade.
Capitalismo decadente
A compra acontece em um momento em que o maior mercado se vê especialmente abalado por conta da crise imposta pela pandemia e da mudança inevitável para trabalhos remotos no período: o próprio Google anunciou há um mês que o trabalho presencial só será retomado em janeiro do ano que vem.
A compra, portanto, surge como uma forma de ampliar o espaço dos escritórios da empresa em Manhattan, a fim de oferecer uma abordagem híbrida para o trabalho para, segundo o post de Porat, criar um espaço para os funcionários “se reunirem pessoalmente para colaborar e construir uma comunidade”.
Novas contratações
Os 12 mil funcionários na cidade fazem do escritório do Google em Manhattan os maiores da empresa fora de sua sede na Califórnia: segundo o anúncio, os planos da empresa incluem a contratação de novos 2 mil funcionários para Nova York nos próximos anos.
As autoridades locais comemoraram o investimento, como uma prova efetiva da recuperação da economia da cidade diante do impacto geral da pandemia. Segundo o Google, a transação para o edifício será concluída no primeiro trimestre de 2022, com inauguração prevista para o meio de 2023.
Com informação da CNN Brasil
|