Documento sem título






 











O desafio de fazer calçados duráveis ​​e sustentáveis ​​que convencessem os mais exigentes



O desafio de fazer calçados duráveis ​​e sustentáveis ​​que convencessem os mais exigentes

29/12/2021




Na era em que a moda dos tecidos sintéticos e as compras frenéticas pareciam monopolizar o mercado, muitas consumidoras protagonizaram um movimento contra essa tendência: a slow fashion.

 

 

CEO e fundado de Yuccs, Pablo Mas, marca 100% espanhola que revolucionou a moda do calçado

 

 

 

Buscam produtos que se diferenciam pela sustentabilidade e fabricação local e respeitosa, tanto com o meio ambiente quanto com seus trabalhadores.

 

 

Isso, contra todas as probabilidades, permitiu que o comércio artesanal em declínio se recuperasse graças aos empresários que voltaram às suas origens.

 

 

E é o caso da indústria do calçado de Elche (Alicante) e das sapatilhas Yuccs , marca 100% espanhola que revolucionou a moda do calçado, graças à visão do seu CEO e fundador, Pablo Mas.

 

 

A aposta deste empresário maiorquino consiste na recuperação de matérias-primas e na promoção de um modelo de negócio sustentável e, sobretudo, local.

 

 

Os usuários que experimentam um par de tênis Yuccs enfatizam, acima de tudo, o conforto.

 

 

Tênis comprometidos

 

“A situação crítica que nosso planeta atravessa desperta cada vez mais a consciência dos consumidores, que buscam tanto o respeito ao meio ambiente quanto a transparência das marcas que consomem”, reflete Mas.

 

“Ou s

eja, os clientes querem que seja fabricado no seu país, garantindo as condições de todos os trabalhadores. E a Yuccs, desde o seu início, apostou nos valores da sustentabilidade e da produção local, sabendo antecipar-se às demandas e, por isso, ouvindo os consumidores para oferecer um produto diferente, que até agora não existia na Europa ”.

 

 

Os números confirmam que esta filosofia é a chave do sucesso.

 

 

A marca espanhola nasceu em 2018 e passou pela pandemia e crise com um crescimento de 400% e mais de 200.000 tênis vendidos em sua loja online.

 

 

O design nasceu em Maiorca —onde acabam de abrir a sua primeira loja física— e a sua fabricação chega às mãos dos mestres artesãos de Elche, meca da indústria do calçado desde meados do século XX.

 

 

 É aqui que ocorre o processo de fabricação, com técnicas tradicionais que aproveitam o que há de mais vanguardista em materiais naturais, como a lã merino, o bambu ou a cana-de-açúcar, tecidos que identificam seus tênis.

 

 

Os sapatos Yuccs tornaram-se o melhor presente deste inverno, se o que procura é algo diferente

 

 

 

Artesanato com carimbo espanhol

 

“A decisão de fabricar na Elche não é acidental: é o berço do artesanato calçadista e é nessa região que encontramos os melhores sapateiros do país, alguns com mais de 40 anos de experiência no setor. O meu dia-a-dia é em Palma, entre o escritório e a loja que acabámos de inaugurar, mas vou a Elche sempre que posso para supervisionar os processos de qualidade e verificar pessoalmente as necessidades dos operários”, revela o fundador da empresa, que conhece pessoalmente as mais de 150 pessoas envolvidas na criação dos tênis .

 

 

E são justamente eles que confeccionam os sapatos com grande detalhe e cuidado para que cada par seja único, contribuindo com a sua vasta experiência e garantindo as melhores práticas e a mais alta qualidade.

 

 

Desta forma, a empresa fomenta a economia local e apoia a indústria calçadista espanhola em um processo que dura até seis meses.

 

 

Isso explica por que alguns modelos de calçados Yuccs têm longas listas de espera entre seus clientes.

 

 

Por ser uma produção limitada para não desperdiçar recursos ou realocar, o par de sapatos torna-se quase um objeto exclusivo pelo qual, dizem, vale a pena esperar.

 

 

Conforto e sustentabilidade

 

Trabalhar com fibras naturais adiciona complexidade ao processo de fabricação, garantindo sua sustentabilidade e reduzindo sua pegada de carbono.

 

 

A experiência anterior de Pablo Mas em uma empresa de calçados permitiu-lhe conhecer o setor em primeira mão e observar as poucas alternativas sustentáveis ​​existentes no mercado.

 

 

O desafio era fazer calçados duráveis, confortáveis ​​e sustentáveis ​​que convencessem o público mais exigente.

 

 

A autêntica lã merina responde a todas estas necessidades e acrescenta uma particularidade: a sua termorregulação, que permite manter o pé quente no inverno e fresco no verão, e a sua ação antibacteriana.

 

 

Recuperar esse tecido para calçados é também um retorno às tradições antigas e sustentáveis ​​do calçado que não utiliza materiais sintéticos.

 

“A lã Merino é o nosso tecido estrela, pelas suas múltiplas propriedades e benefícios. Mas na Yuccs investimos muito em P&D, e não paramos de pesquisar novos tecidos e materiais naturais, para continuar oferecendo um produto extremamente sustentável e de qualidade”, finaliza Mas.

 

 

Compra responsável

 

Os sapatos Yuccs tornaram-se o melhor presente deste inverno, se o que procura é algo diferente, que possa contar a sua própria história, com uma mensagem de empenho.

 

 

Este calçado distingue-se não só pelo design atemporal e pelas características do tecido, mas também fala da tradição, da sobrevivência do artesanato, da fabricação feita na Espanha e até mesmo da história do antigo rebanho de ovelhas merino que fez da Espanha uma referência por ouro tecido por séculos.

 

 

Se não sabe o que dar em Reyes, ainda está com tempo para encomendar alguns sapatos no site Yuccs. Você tem 30 dias sem obrigação para experimentá-los e as trocas e devoluções são gratuitas.

 

 

Com informação do El País

Compartilhe

<p><span style="background-color:rgb(255, 255, 255); color:rgb(51, 51, 51); font-family:sans-serif,arial,verdana,trebuchet ms; font-size:18px">O desafio de fazer calçados duráveis ​​e sustentáveis ​​que convencessem os mais exigentes</span></p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp