O Brasil tem um alto índice de sedentarismo e é considerado um dos países mais sedentários da América Latina, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pelo menos 47% dos brasileiros são considerados fisicamente inativos, ou seja, não praticam atividades físicas suficientes para manter a saúde.
Pessoas sedentárias apresentam um maior risco de desenvolver diversas doenças
A vida moderna exige cada vez mais dedicação ao trabalho e responsabilidades, o que, muitas vezes, leva a um estilo de vida sedentário e prejudicial à saúde.
No entanto, é fundamental lembrar a importância do exercício físico, seja ele aeróbico ou não, para a manutenção da saúde mental, física e até mesmo espiritual.
Segundo a OMS, o índice coloca o Brasil atrás de países como Argentina, Uruguai e Chile em termos de atividade física e qualidade de vida.
O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física regular ou pelo baixo nível de atividade física.
Pessoas sedentárias apresentam um maior risco de desenvolver diversas doenças, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, hipertensão arterial, osteoporose, ansiedade e depressão.
A prática regular de atividade física é essencial para a manutenção da saúde e prevenção de diversas doenças. Ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular, melhora o controle da glicemia, auxilia na manutenção do peso corporal, contribui para o fortalecimento dos ossos, ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão, entre outros benefícios.
Os exercícios aeróbicos, tais como corrida, natação e ciclismo, trabalham a capacidade cardiorrespiratória, ajudando na melhora do condicionamento físico. Já o exercício não aeróbico, como a musculação, trabalha a força e resistência muscular, além de ser fundamental para a manutenção da massa óssea.
Benefícios
A prática regular de atividades físicas proporciona diversos benefícios. Além de prevenir doenças como a osteoporose, tem um papel fundamental na saúde mental, uma vez que a movimentação do corpo estimula a produção de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação.
“Quando nos movimentamos, entramos em um estado de harmonia com o nosso corpo e nossa mente. O exercício físico não é apenas sobre nutrir o corpo com saúde, mas também sobre alimentar a alma com inspiração”, disse o nutricionista, com especialização em fisiologia do exercício, Paulo Mendes, no episódio do Puravida CAST, que abordou os múltiplos benefícios da atividade física, e é apresentado pela nutricionista Alessandra Feltre.
Além de todos os benefícios para a saúde física e mental, o exercício também pode ser considerado uma forma de nutrir a disciplina e a motivação. Através da prática esportiva, é possível estabelecer metas, superar desafios e aprender sobre persistência e dedicação, aspectos fundamentais para uma vida plena e equilibrada.
“Exercitar-se é uma das formas mais eficazes de cuidar de nós mesmos. Não é apenas sobre como parecemos por fora, mas como nos sentimos por dentro, em todos os aspectos”, conclui Paulo Mendes.
Com informação da asssessoria
|