A médica Nise Yamaguchi, apontada como integrante do chamado gabinete paralelo, ingressou com processo na Justiça contra os senadores Omar Aziz (PSD-AM), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, e Otto Alencar (PSD-BA) por danos morais, pelo tratamento dispensado a ela durante o depoimento prestado na comissão parlamentar no início de junho.
Médica Nise Yamaguchi processa senadores da CPI e pede R$ 320 mil em danos morais
Nise argumentou ter sido vítima de misoginia, preconceito às mulheres e humilhação durante seu depoimento à comissão no dia 1º de junho.
Nise Yamaguchi, que defende o chamado "tratamento precoce", afirma que os parlamentares agiram com intenção de “destruir a imagem perante toda a sociedade brasileira”.
A ação, assinada pelos advogados Raul Canal e Danny Gomes, fala que os senadores atacaram a dignidade de Nise "enquanto médica, cientista e mulher" e intimidaram a oncologista. A defesa também pede que a Procuradoria-Geral da República (PGR) seja comunicada para analisar se os parlamentares cometeram o crime de abuso de autoridade.
"Os requeridos abusaram de seu direito, e sua conduta, além de ilegal e injusta, não foi adequada ou necessária, merecendo ser coibida e punida severamente", escrevem os advogados. "Projetaram-se politicamente mediante a exploração e humilhação pública da autora, tratando-a como verdadeira inimiga", acrescentam.
De acordo com os advogados, caso Nise ganhe a ação, ela doará o dinheiro a hospitais infantis para crianças com câncer.
Defensora do tratamento precoce
Na oitiva, o senador Otto Alencar, que é médico, questionou a Nise, que é oncologista, sobre sua noção histórica a respeito do coronavírus e se ela sabia diferenciar um vírus de um protozoário, e se indignou com a resposta: “A senhora não é infectologista, se transformou de uma hora pra outra”, disparou.
“A senhora não sabe nada de infectologia, nem estudou, doutora. A senhora foi aleatória mesmo, superficial. A senhora não podia de jeito nenhum estar debatendo um assunto que não é do seu domínio. Isso não é honesto, doutora”, continuou o parlamentar.
Falta de respeito
O comportamento dos senadores com a médica, com interrupções e falta de respeito, foi motivo de uma nota de repúdio à CPI da Covid, escrita por médicos. No texto, os médicos afirmam que os senadores, por motivos partidários e eleitoreiros, “desonram o Poder Legislativo e afrontam a classe médica”.
Nise Yamagushi é médica Oncologista e Imunologista, doutora em Pneumologia, desenvolvido no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em conjunto com o MD Anderson Cancer Center -Texas, USA. Dirigiu a Sociedade Brasileira de Cancerologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SP), a Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia, a Sociedade Brasileira de Cuidados Paliativos e a Sociedade Brasileira de Apoio ao Paciente com Câncer.
Com informação da Gazeta do Povo
Foros: Divulgação
|