Diversas personalidades do mundo político do Amazonas e a nível nacional utilizaram as redes sociais, na tarde desta terça-feira (28), para lamentar a perda do ex-deputado federal pelo Amazonas, Arthur Bisneto, que teve a morte confirmada no início da tarde de hoje.
A informação da morte de Bisneto foi confirmada pelo próprio pai, o ex-prefeito de Manaus e ex-senador Arthur Virgílio Neto, de 78 anos, por meio das redes sociais.
O velório do ex-deputado federal Arthur Virgílio Bisneto acontece nesta quarta-feira (29) no auditório Belarmino Lins, sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). O velório abriu ao público ás 8h.
Arthur Bisneto de 44 anos morreu nessa terça-feira (28) e seu corpo foi encontrado em casa, em um condomínio no bairro Ponta Negra.
- David Almeida, o atual prefeito de Manaus, declarou luto oficial de três dias pela morte de Bisneto, que já foi ex-secretário Chefe da Casa Civil do município. Por meio de nota oficial, o Almeida destacou a trajetória do ex-parlamentar.
“Neste momento de tristeza e dor, lamento profundamente a morte do meu amigo e companheiro na Assembleia Legislativa, Arthur Bisneto. Uma pessoa brilhante que lutava pela população amazonense por onde passava. Deixo os meus sinceros sentimentos para a família, em especial ao ex-prefeito de Manaus e ex-senador, Arthur Virgílio Neto, e oro para que Deus leve conforto para todos por essa perda irreparável”, afirmou Almeida.
- Wilson Lima, governador do Amazonas
O governador Wilson Lima se manifestou nas redes sociais. Além de prestar solidariedades ao ex-prefeito Arthur Virgílio, pai de Bisneto, Wilson Lima desejou que Deus o receba com glórias e conforte o coração dos familiares e amigos.
- Marcos Rotta, vice-prefeito de Manaus
Da mesma forma, o vice-prefeito de Manaus e atual chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, destacou que Arthur Bisneto será sempre lembrado como uma pessoa amorosa e gentil com todos.
“Tive a satisfação de ser deputado estadual e federal com o Arthur Bisneto, e depois colegas na Prefeitura de Manaus. Guardarei as memórias de uma pessoa gentil, amável com todos e profundamente educado. Esse belo histórico só enobrece a sua carreira política”, destacou Rotta.
- Caio André, presidente da CMM
O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Caio André, também publicou nota oficial de pesar para lamentar a morte de Arthur Bisneto. Ele falou em nome de todos os vereadores da 18ª Legislatura.
“Todos os parlamentares da 18ª Legislatura prestam solidariedade e desejam forças à família enlutada, estimando que a paz encontre seus corações neste momento de profunda tristeza. Como presidente do Parlamento Municipal de Manaus decreto luto oficial de dois dias no legislativo manauara”.
- Serafim Corrêa, ex-prefeito de Manaus
Titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB) também emitiu nota de pesar pelo falecimento de Arthur Bisneto e prestou à família "um forte e carinhoso abraço", desejando forças ao ex-prefeito Arthur Neto.
- Omar Aziz, senador pelo Amazonas
O senador pelo Amazonas Omar Aziz, que chegou a ter Arthur Bisneto como seu vice em uma campanha para o Governo do Amazonas, utilizou as redes sociais para lamentar a morte do ex-parlamentar.
“Tinha muito ainda a contribuir com a sociedade. Deixo minhas condolências à família nesse momento de dor.
- Randolfe Rodrigues, senador líder do governo Lula no Congresso Nacional
Por meio da rede X, antigo Twitter, o senador amapaense Randolfe Rodrigues destacou a notícia do falecimento precoce de Bisneto.
Com pesar, recebemos há pouco, na sessão do Congresso, a triste notícia do falecimento precoce do ex-deputado federal Arthur Bisneto. Nossos sinceros sentimentos a seu pai, @arthurvneto, e a toda à família. Que Deus conforte o coração de todos neste momento tão difícil.
- Homenagem do Congresso Nacional
Durante sessão conjunta nesta terça-feira (28), o Congresso Nacional fez um minuto de silêncio pelo falecimento, aos 44 anos, do ex-deputado federal.
— Manifestamos nossos profundos sentimentos e o pesar a todos os seus familiares, sobretudo ao seu pai Arthur Virgílio, que honrou por muitos anos a Câmara e o Senado — disse o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Carreira
Arthur Bisneto, como era conhecido, foi vereador de Manaus, Chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, deputado estadual e deputado federal pelo estado do Amazonas.
Bisneto iniciou sua carreira política no ano de 2000, conquistando uma vaga na Câmara Municipal de Manaus. O mandato, no entanto, foi passageiro (2000-2002), já que posteriormente ele foi eleito deputado estadual pelo Amazonas por três mandatos consecutivos, entre 2003 e 2014.
Em 2014, Bisneto foi o deputado federal mais votado do Amazonas nas eleições daquele ano, com 250.916 votos, a maior votação percentual de um candidato a deputado federal em todo o Brasil (15,3%). Ele também foi presidente do PSDB do Amazonas e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado.
Na Câmara dos Deputados, assumiu a vice-liderança do Bloco da Oposição no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Em abril de 2017, votou a favor da Reforma Trabalhista. Em agosto de 2017, votou a favor do presidente Michel Temer no processo em que se pedia a abertura de investigação, que poderia afastá-lo da presidência da República.
Ainda em 2017, Arthur Bisneto licenciou-se do cargo para assumir a cadeira de Secretário Municipal Chefe da Casa Civil na gestão do pai, Arthur Neto, na Prefeitura de Manaus. Reassumiu em 20 de abril de 2018 e voltou ao cargo na Casa Civil no fim de 2018.
A última eleição disputada por Bisneto foi em 2018, quando concorreu ao cargo de vice-governador na chapa de Omar Aziz (PSD), ficando em quarto lugar.
Com informação do ACrítica
|