O Ministério da Agricultura informou na tarde desta quinta-feira (8) que cinco novos focos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em aves silvestres foram detectados no Brasil. No total, o país soma 30 registros nos estados Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia.
Não há casos confirmados de infecções em humanos no Brasil
De acordo com o ministério, há outras seis investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo.
As notificações em aves silvestres não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Em humanos
Com base nas informações disponíveis, a OMS considera as detecções de vírus da gripe aviária entre humanos esporádicas, sem evidências de transmissão de pessoa para pessoa até o momento. Por isso, a probabilidade de propagação internacional da doença através de humanos é considerada baixa.
“No momento, o H5N1 foi capaz de infectar poucos humanos, mas ainda não conseguiu fazer uma adaptação necessária para ser transmitido de um humano ao outro. Ele difere dos vírus sazonais em humanos, H1N1 e H3N2, principalmente em algumas propriedades genômicas desses vírus”, disse Marilda Siqueira, virologista do Instituto Oswaldo Cruz.
Com informação do Correio Braziliense
|