Manaus foi uma das seis capitais escolhidas pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar, a partir das 8h de sábado (20/11), a campanha nacional “Megavacinação” contra a Covid-19.
As equipes de saúde estarão em 30 postos montados para a aplicação, principalmente, da segunda dose e da dose de reforço, na Arena da Amazônia, que fará o atendimento das 8h às 16h para pedestres e na modalidade drive-thru.
A dose de reforço será disponibilizada para pessoas a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose ou dose única da vacina há, pelo menos, cinco meses.
A megavacinação em Manaus é coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela execução da campanha municipal de imunização contra a Covid-19 na capital, e pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
A abertura da “Megavacinação” será realizada simultaneamente em Manaus, Brasília (DF), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA), com transmissão ao vivo para todo o país pelas redes sociais do MS. A ação visa o avanço da cobertura vacinal em todo o país e se soma aos esforços da Prefeitura de Manaus e do governo do Estado, que vêm adotando estratégias para que a população busque sua imunização.
O secretário de Estado da Saúde do Amazonas, Anoar Samad, destaca que o evento é mais uma oportunidade para quem ainda não se vacinou e precisa completar o seu esquema vacinal.
“Estamos disponibilizando nossas equipes de saúde para realizar essa mega-ação de vacinação contra a Covid-19. No sábado teremos esse grande movimento para acelerar a vacinação no Estado e pedimos à população que atenda ao nosso chamado, porque é com a vacina que vamos vencer o vírus e salvar vidas. Covid-19 mata e a vacina salva vidas”, afirmou.
Critérios
A “Megavacinação” tem foco na aplicação da segunda dose e dose de reforço, mas a primeira dose também estará disponível à população.
Podem receber a primeira dose os que têm 12 anos ou mais e ainda não iniciaram o esquema vacinal.
Os que podem receber a segunda dose são aqueles que atingiram ou ultrapassaram os intervalos entre doses recomendados atualmente: 21 dias para a Pfizer, 28 dias para a CoronaVac e 56 dias para a AstraZeneca.
Já os aptos a receber a dose de reforço são os imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há 28 dias e as pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose há, no mínimo, cinco meses.
Acesso
A vacinação na Arena da Amazônia terá 30 pontos de vacinação, sendo 20 na modalidade drive-thru e dez para atendimento de pedestres.
O acesso de veículos ao podium da arena será pelas ruas Lóris Cordovil e Jornalista Flaviano Limongi.
A entrada de pedestres será pelo portão que fica na rua entre a Arena da Amazônia e o Centro de Convenções Vasco Vasques.
Além da arena, estarão abertos para vacinação, neste sábado, o shopping Phelippe Daou, na zona Norte, das 9h às 16h, a Feira da Manaus Moderna, na região central, das 9h às 12h; os shoppings Manauara, Plaza, Grande Circular e Ponta Negra, das 11h às 21h, e o shopping São José, na zona Leste, das 10h às 18h. Em todos esses locais serão oferecidas primeira e segunda doses e dose de reforço.
Por conta do evento, o ponto de vacinação do sambódromo não estará funcionando na sexta-feira (19), e no sábado, 20, voltando às atividades normais na próxima segunda-feira, 22. Já a arena funcionará como ponto de vacinação apenas neste sábado.
Com informações da assessoria
|