O prefeito David Almeida (Avante) assinou, na tarde de ontem, a ordem de serviço para adequar o Terminal 6, localizado no Viver Melhor I, Zona Norte, para abrigar a rodoviária de Manaus.
A obra conta com 90% de recursos oriundos do governo do Amazonas. Porém, o governador Wilson Lima (UB) não compareceu ao evento. A previsão é de que a readequação do espaço dure ao menos 12 meses.
Atualmente, o terminal rodoviário de Manaus está localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, Zona Centro-Sul. Deputados estaduais chegaram a reclamar da mudança por conta da distância do novo local. Questionado durante coletiva de imprensa sobre as críticas, o prefeito respondeu que não poderia deixar um terminal que custou R$ 16 milhões “sem qualquer serventia”.
Nova Estrutura
O novo terminal rodoviário terá uma estrutura de cobertura que irá proteger as áreas essenciais do local, ampla área de embarque e desembarque, serviços públicos, restaurante, praça de alimentação, guichês para venda e compra de passagens, aproximadamente cem vagas de estacionamento (táxi/aplicativos, idosos, deficientes, ônibus), 18 lojas, correios, área administrativa, juizado de menores, depósito, cabine para envio e recebimento de cargas, e paraciclos.
A proposta da nova rodoviária prevê 7.780 metros quadrados de área construída, no terreno de 25.000 metros quadrados, com integração de ônibus urbano e rodoviário. O local beneficiará a população com serviços essenciais, resultado de convênio entre prefeitura e estado. Já existem tratativas para levar órgãos que ofereçam atividades de interesse coletivo dos moradores do entorno.
A infraestrutura irá melhorar, significativamente, a qualidade de vida dos moradores do bairro que, agora, poderão realizar suas atividades cotidianas com mais facilidade e comodidade.
Dentro de suas dependências, terá uma plataforma exclusiva para ônibus urbano, dando maior facilidade a locomoção dos passageiros para outros pontos da cidade. Com uma estrutura superior à existente, a nova rodoviária contará com quatro banheiros, sendo dois femininos e dois masculinos com quatro cabines convencionais e uma para deficientes em cada banheiro, dando um total de 20 cabines, dois fraldários, um vestiário masculino e um feminino com dois vasos e dois chuveiros cada um para uso exclusivo de funcionários.
43 anos de existência
“Tivemos a ideia de transformar esse terminal na nova rodoviária, até porque a nossa rodoviária tem mais de 43 anos”, justificou.
O T6 foi entregue ainda na gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (sem partido) a um custo global de cerca de R$ 16 milhões. O local, no entanto, permaneceu inoperante desde a inauguração em dezembro de 2020.
No mesmo espaço também vai funcionar o T6. É previsto que as primeiras plataformas do terminal sejam utilizadas para integração de ônibus do transporte coletivo municipal.
O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, disse que a gestão anterior construiu o T6 considerando a expansão do sistema de transporte. Ele evitou responsabilizar Arthur Neto pelo fato de o espaço não ter serventia atualmente.
“Não vou entrar em detalhes a respeito do planejamento, mas me parece que planejaram considerando uma expansão da cidade já considerando o surgimento de novos bairros. Essa expansão pode acontecer rapidamente como também de forma acelerada e precisávamos dar uma utilidade de forma mais urgente”, explicou Paulo Henrique.
Parceria
O governador Wilson Lima foi representado no evento pela secretária executiva da Unidade Gestora de Projetos Especiais- UGPE, Daniela Falabelo.
Na coletiva de imprensa, David minimizou a ausência de Wilson Lima e reforçou que a parceria não foi afetada. “90% dos recursos são do governo pelo qual sou grato, foi uma questão de agenda. Não tem problema algum”, amenizou.
Na sexta-feira, o prefeito inaugurou a creche Dorothéa de Souza Braga, em homenagem à mãe do senador Eduardo Braga (MDB), que disputou o segundo turno com o governador no ano passado.
Com informação da Secom
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