O Rio Negro, 7º maior rio do mundo, teve uma cheia histórica e alcançou 30 metros neste sábado 5/6. Chegou ao seu mais alto nível desde 1902, início dos registros históricos.
O último recorde havia sido registrado em 2012. Agora, a marca é 3 cm acima do que era à época.
Os pontos de alagamento em Manaus afetaram 24.000 famílias, segundo estimativa da Defesa Civil do Amazonas
Prefeitura se preparou
“Na terça-feira atingimos a marca histórica de 29,98m, colocando essa cheia como a maior dos últimos 119 anos, e hoje chegamos à cota de 30 metros. Mas a prefeitura se preparou para isso. Estamos atendendo a população de forma digna, construindo pontes de madeira e de ferro como nunca se viu antes nessa cidade”, destacou o prefeito David Almeida.
A Prefeitura de Manaus informou em nota que vem se preparando para uma cheia acima de 30 metros, como estava previsto pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), e já atende aproximadamente 4 mil famílias afetadas pela subida do nível do rio, em 15 bairros.
Ainda o prefeito “Estamos pagando auxílio para as famílias mais afetadas no valor de R$ 1 mil e, de forma inédita, fizemos em cima de uma balsa a primeira feira flutuante do Brasil, trazendo mais dignidade, para os permissionários da Manaus Moderna que tiverem os seus boxes invadidos pela água”.
15 bairros foram atendidos
No período de 50 dias, 15 bairros foram atendidos e mais de 10 mil metros de pontes foram construídos durante a operação “Cheia 2021”.
Redação com informação da assessoria da Prefeitura de Manaus
Fotos: divulgação
|