Manaus foi escolhida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para receber a primeira Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos do Norte do país.
A inauguração da central vai ocorrer nesta quarta-feira, 29/9, a partir das 10h, e contará com a presença do prefeito David Almeida, do secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, e a gerente executiva da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), Mara Ballam.
A solenidade marcará o início do Acordo de Cooperação entre as entidades e o município de Manaus para viabilizar a destinação final ambientalmente correta de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados na cidade.
Logística reversa
A logística reversa compreende: descarte, pelos consumidores, dos produtos em pontos de recebimento; recepção e armazenamento desses equipamentos pelo varejo; transporte dos eletroeletrônicos até os pontos de consolidação; e destinação final ambientalmente adequada
Este instrumento visa o reaproveitamento dos resíduos para a própria empresa ou para qualquer outro ciclo produtivo que tenha uma destinação final adequada do material coletado.
Este sistema foi proposto de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela lei 12.305 de 2 de agosto de 2010 e sua implantação, que passou a vigorar a partir de 2014. É mais um mecanismo para o desenvolvimento sustentável do planeta, uma vez que ele possibilita a reutilização e a redução no consumo de matérias-primas.
Entre os conceitos que este sistema introduz, o mais importante é a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, uma vez que a atribuição de limpeza e de manejo urbano dos resíduos sólidos será feita de maneira individual e de responsabilidade de todas as partes envolvidas, sejam consumidores, empresários, fabricantes ou comerciantes.
Redação com informação da assessoria
|