A capital amazonense aparece no Ranking Internacional de Custo da Vida de 2024, como a 182ª cidade mais cara do mundo entre 227 localidades pesquisadas pela consultoria global Mercer. Além de Manaus, o Brasil participa do ranking com outras quatro capitais: São Paulo (124º); Rio de Janeiro (150º); Brasília (179º); e Belo Horizonte (185º).
As 10 cidades mais e menos caras do mundo em 2024
Mais caras Menos caras
Manaus é destaque no ranking como a única capital do eixo Norte-Nordeste com o nível de vida mais caro do país e, em quarto lugar entre as capitais brasileiras.
São Paulo aparece em primeiro lugar como a capital mais cara para se viver no Brasil, tendo subido 28 posições em relação à classificação do ranking do ano passado, seguida do Rio de Janeiro. A capital do país, Brasília, está em terceiro lugar com o maior custo de vida do país, subindo nove posições se comparado ao ranking anterior e, por último, Belo Horizonte (MG).
Visão geral
Em nível mundial, Hong Kong, na Ásia, foi considerada a localidade mais custosa para se morar, seguida por Singapura e quatro cidades suíças: Zurique, Genebra, Basileia e Berna.
As cidades europeias apresentam-se fortemente nos 10 lugares mais caros para se viver. Além das quatro cidades suíças, Londres está entre as mais caras em oitavo lugar. Outras cidades caras na região incluem Copenhague (11), Viena (24), Paris (29) e Amsterdã (30).
Dubai subiu na classificação e se tornou a cidade mais cara do Oriente Médio para expatriados e foi classificada em 15º lugar no ranking global, com três posições acima em relação a 2023. A próxima cidade mais cara da região é Tel Aviv, Abu Dhabi (43), Riade (90) e Jeddah (97).
Na América Latina, Nassau e Cidade do México apresentaram aumento significativo no custo de vida. Montevidéu, no Uruguai, é a cidade mais cara (42º) lugar global. Santiago, no Chile (160º) lugar, enquanto Bogotá, na Colômbia, subiu para o 174º lugar, refletindo mudanças significativas em relação a 2023.
As duas cidades mais acessíveis são Lagos (225) e Abuja (226), ambas localizadas na Nigéria (no continente africano).
Fatores
Em 2024, vários fatores econômicos continuam a moldar o custo de vida nas principais cidades globais.
-Flutuações na inflação e taxa de câmbio têm um impacto direto nos pagamentos e na economia dos funcionários móveis internacionais.
-A maior volatilidade econômica e geopolítica, juntamente com conflitos locais e emergências, resultaram em despesas adicionais significativas em habitação, serviços públicos, impostos locais e educação.
-Em cidades de alto custo como Hong Kong, Cingapura e Zurique, mercados imobiliários caros, altos custos de transporte e bens/serviços elevados contribuem para um alto custo de vida.
-Por outro lado, em cidades como Islamabad, Lagos e Abuja, os custos mais baixos são em parte impulsionados por depreciações cambiais que beneficiam os transferidos internacionais.
Veja o Ranking completo
Com informação da Mercer
|