Os Estados Unidos selecionaram 24 cidades, metade americana e outra latino-americana e caribenha, que trabalharão juntas em um projeto de desenvolvimento sustentável, informou o Departamento de Estado na terça-feira.
Cidade da Guatemala (Guatemala), Cartagena e Cali (Colômbia), Fortaleza e Manaus (Brasil), Rosário (Argentina), Mérida e Hermosillo (México), Renca (Chile) e Ambato (Equador) foram as cidades latino-americanas selecionadas entre 129 candidaturas, disse ele em um comunicado.
Também estão incluídos Montego Bay (Jamaica) e Freeport (Bahamas). Todos eles participarão da iniciativa Cidades em Movimento (Cities Forward), lançada durante a Cúpula de Cidades das Américas realizada em abril de 2023.
Objetivo
O objetivo é ajudar as cidades a criar um ambiente sustentável — ambiental, econômica e socialmente inclusivo, beneficiando as comunidades mais pobres e sub-representadas e resilientes.
Isso será feito conectando cada um deles com sua contraparte nos Estados Unidos para trabalhar em conexão. É uma das promessas feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante a nona Cúpula das Américas, em junho de 2022, em linha com sua agenda altamente focada no desenvolvimento sustentável e nas energias limpas.
"Esperamos trabalhar de perto com as cidades selecionadas e participaremos e apoiaremos todos os municípios apaixonados por construir um futuro mais sustentável", afirma o Departamento de Estado.
Para este programa, Washington fez parceria com o ICLEI-Local Governments for Sustainability, Resilient Cities Catalyst e o Institute of the Americas.
Com informação do OGlobo
|