Documento sem título






 











Manaus Adventure 2024 atrairá 350 competidores de pesca esportiva 



Manaus Adventure 2024 atrairá 350 competidores de pesca esportiva 

17/06/2024




A Prefeitura de Manaus lançou, neste domingo, 16/6, a terceira edição do evento de turismo esportivo e de aventura “Manaus Adventure 2024”. A competição de pesca esportiva atrairá 350 competidores nacionais e internacionais.

 

 

Foto: João Viana / Semcom

 

O lançamento aconteceu no píer turístico Manaus 355, situado no mirante Lúcia Almeida, no início da avenida 7 de Setembro, Centro, zona Sul da capital amazonense. Presente no evento, o prefeito David Almeida disse que o “Manaus Adventure 2024” promete ser a maior competição de turismo esportivo e de aventura da região Norte, se consolidando como uma celebração entre natureza e competição. Na ocasião, ele destacou a importância da escolha do píer para a realização do lançamento do evento. 

 

 

“A primeira etapa é essa aqui, e vocês estão fazendo parte dela: atrair a população para o centro. Manaus foi concebida de costas para o rio e nós não tínhamos um lugar tão aprazível quanto este”, destacou o chefe do Executivo municipal. 

 

Competições na Amazônia 

 

Programado para os dias 20, 21 e 22 de setembro, o evento abrange uma diversidade de atividades, incluindo pesca esportiva em categorias individuais e por equipes, um desafio internacional de natação em águas abertas, uma competição de Stand Up Paddle (SUP) do Brasil e uma série de atividades de aventura que refletem a rica herança indígena da Amazônia.

 

 

A competição de pesca esportiva atrairá 350 competidores de diversas partes do mundo, incluindo atletas representando Brasil, Argentina, França, Bolívia, Paraguai e 11 Estados brasileiros. A corrida de obstáculos de cinco quilômetros do esporte de aventura deve reunir 500 participantes, desafiando-os com mais de 30 obstáculos inspirados na cultura indígena, como tiro com arco, lançamento de arpão e outras habilidades tradicionais.

 

 

Destacados atletas nacionais e internacionais, como Allan do Carmo, Mafê Costa, AyeletCarolina Battaglia (Paraguai), Diogo Santos Cardoso e Mariana Amaral Mendes (Portugal), irão competir na prova de natação em águas abertas, realizada no rio Negro. O evento não só promete ser uma competição de classe mundial, mas também uma oportunidade única para colocar Manaus no cenário global do turismo esportivo.

 

 

Na avaliação do diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, a relevância do “Manaus Adventure” está no fato de ser um evento inédito e crucial para inserir a cidade no mapa do turismo esportivo e de aventura. 

 

 

“Este ano,o evento abrange quatro modalidades esportivas em Manaus, incluindo a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de SUP e o Desafio Internacional de Natação com atletas locais e olímpicos. Novidades como os esportes radicais complementam a programação, ao lado da pesca esportiva e atividades de aventura ao ar livre. O Manaus Adventure, de 20 a 22 de setembro, não só promove o esporte, mas também projeta nossa cidade no turismo internacional. Com lançamento antecipado, garantimos a participação de atletas de todo o mundo, reforçando nossa presença no calendário esportivo global”, celebrou Lobato. 

 

 

A programação do lançamento incluiu a apresentação do grupo Kaiçú, que proporcionou um momento especial, com a performance de um ritual indígena, utilizando flautas e cânticos das etnias Dessana, Tukano e Tuyuka. Para finalizar, ao pôr do sol às margens do rio Negro, Lico Magalhães e a banda Beiradão animaram o público com uma mistura de vários gêneros, incluindo guitarrada, carimbó, brega e elementos da música tradicional amazônica.

 

Entidades integradas

 

Os representantes de classe envolvidos no “Manaus Adventure 2024” desempenham um papel decisivo na organização das modalidades do evento, em colaboração com a Prefeitura de Manaus. Pierre Gadelha, coordenador do Troféu Cidade de Manaus e Desafio Internacional de Manaus (Manauscult), vai liderar a organização das competições de natação que destacam a cidade como um destino de turismo esportivo. 

 

 

Pablo Casado, presidente da Federação de Stand Up Paddle do Amazonas (Fesupam), supervisionará a participação e organização das modalidades de Stand Up Paddle e outras práticas aquáticas. Rogério Bessa, vice-presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), vai contribuir para a estruturação dos torneios de pesca esportiva, promovendo práticas sustentáveis dentro da competição. 

 

 

Pedro Luniere, proprietário da Ecoforest Adventure, será responsável por coordenar as atividades de esportes de aventura e educação ambiental, garantindo experiências enriquecedoras e seguras para todos os participantes. Juntos, esses líderes vão garantir que o Manaus Adventure ofereça uma programação diversificada e bem-organizada, promovendo tanto o esporte quanto a preservação ambiental na região. 

 

 

Com informação da semcom

Compartilhe

<p>Manaus Adventure 2024 atrairá 350 competidores de pesca esportiva </p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp