Manaus, a capital do Amazonas, é uma das dez cidades selecionadas no Brasil para participar de Programa de Gestão Urbana Sustentável, concorrendo com outros 126 municípios, em práticas inovadoras.
O projeto é implementado, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com foco em cinco eixos:
*Agenda ambiental nas cidades;
*Financiamento do desenvolvimento urbano sustentável;
*Macrozoneamento para ordenamento territorial,
*Regularização fundiária e prevenção de assentamentos irregulares;
*Verticalização na ocupação e uso do solo urbano; e
*Elaboração e revisão de planos diretores.
Selecionadas
As cidades selecionadas são Manaus (AM), Caruaru (PE), Amajarí (RR), Caxias do Sul (RS), Sobral (CE), Rio de Janeiro (RJ), Maringá (PR), Juiz de Fora (MG), e Naviraí (MS).
Também integrará o processo de mentoria o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste).
Esses municípios se somarão aos seis da primeira fase do projeto: Anápolis (GO), Campina Grande (PB), Eusébio (CE), Fortaleza (CE), Hortolândia (SP) e Tomé-Açu (PA).
Os municípios selecionados vão participar do webinário do projeto Andus, nesta quarta-feira, 19/5, das 14h30 às 17h30 (horário Brasília), intitulado “Diálogo sobre instrumentos urbanos ambientais e a cidade”.
O objetivo é apresentar algumas atividades desenvolvidas no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha, como o Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM) e o a experiência de Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) nas comunidades de Salvador (BA).
O evento será transmitido ao vivo no Youtube da Prefeitura de Anápolis, no estado de Goiás.
Agenda
O Engenheiro Carlos Valente, Diretor-presidente do Implurb salientou “Nosso objetivo é atuar nesta capacitação, participando de uma plataforma nacional para troca de experiências e aprendizado mútuo. A ideia é que possamos desenvolver mais projetos voltados à implantação de instrumentos inovadores na construção do desenvolvimento urbano e da melhoria de vida."
Para Valente, essa agenda propositiva vai ampliar o avanço na criação de parâmetros e regulamentações para um desenvolvimento mais equilibrado.
"E que tenha mais atenção às questões urbanísticas, ambientais, mais integradas à mobilidade, às áreas técnicas e à sociedade civil organizada. Buscamos sempre ter procedimentos e ações mais ajustados para a maioria da população", acrescentou.
As propostas selecionadas foram avaliadas dentro dos critérios e premissas de inclusão e equilíbrio entre todas as realidades presentes de tipologias de municípios, biomas e regiões geográficas do Brasil.
A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), vai integrar o projeto de atividades de mentoria e capacitação do projeto de apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (Andus), ligado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ministério Alemão do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU).
Com informações da assessoria da Prefeitura do Manaus
Fotos: Divulgação
|