O Governo do Amazonas inaugurou nesta terça-feira (10) o novo sistema de iluminação da Ponte Rio Negro, que liga o município de Manaus ao de Iranduba. A nova iluminação recebeu 220 luminárias no sistema viário e 104 luminárias cênicas, todas dotadas de um sistema antifurto.
A iluminação oferece mais segurança e beleza a um dos principais cartões postais amazonenses. Foto: Bruno Zanardo/Secom
A obra foi executada pela Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus), com um investimento de R$ 5.751.876,17, e contemplou serviços como substituição e modernização de todos os projetores em LED, brancos e coloridos, da iluminação cênica dos pilares centrais e dos estais, divulgou o Governo do Amazonas em nota
“Nós precisamos aqui ressaltar que o ramo da engenharia que mais atrai investimento é o da inovação tecnológica. E nós estamos hoje, 2021, cerca de 10 anos depois, fazendo o que há de mais moderno na iluminação”, disse Carlos Henrique Lima, secretário da Seinfra.
A nova iluminação da ponte conta com um sistema independente de alimentação, instalado nos bairros Compensa e Ponta Negra. As luzes são controladas remotamente por computador e possuem um sistema antifurto, que inviabiliza o uso das luminárias fora dos locais onde foram instaladas.
“Toda essa iluminação cênica, todas essas luminárias, tem o que nós chamamos de sistema antifurto, porque elas só funcionam aqui. São todas controladas por software moderno, por computadores. E elas só vão funcionar se aqui estiverem e na posição que aqui estiverem”, explicou o secretário.
Redação
|