Documento sem título






 











Mais de 220 balsas são destruídas em ação de combate ao garimpo ilegal no AM



Mais de 220 balsas são destruídas em ação de combate ao garimpo ilegal no AM

22/08/2024




Foto: Divulgação/PF

 

MANAUS/AM - Uma ação da Polícia Federal, destruiu, até o momento, 223 balsas de garimpo que estavam atuando de forma ilegal no Rio Madeira e seus afluentes, Rio Aripuanã e Rio Manicoré. A Operação Prensa é relizada em conjunto com a FUNAI e o IBAMA. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (22).

 

Conforme a PF, a operação conta com a participação de policiais federais especializados, que percorrerão municípios do sul do Amazonas, com o objetivo de combater os crimes de garimpo ilegal cometidos na localidade. A ação será contínua e com prazo indeterminado para finalizar.

 

"A prática da atividade na região, além de causar danos ao meio ambiente e à saúde pública em virtude da contaminação do rio por mercúrio e cianeto, também interfere na cultura de povos tradicionais, uma vez que áreas indígenas chegaram a ser invadidas pelos criminosos na região", disse a PF.

 

Na quarta-feira (21), policiais militares precisaram conter garimpeiros que usaram rojões para atacar agentes da PF, após a destruição das balsas e dragas. A confusão ocorreu no município de Humaitá. A informação é de que não houve feridos.

 

*Com informações da PF e g1 Amazonas

Compartilhe

<p>Mais de 220 balsas são destruídas em ação de combate ao garimpo ilegal no AM</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp