Foto: Divulgação
Por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conquistou quatro novas aprovações de Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde. As áreas que conquistaram as bolsas para o início das atividades foram: Multiprofissional em Saúde Indígena, Multiprofissional em saúde da família com ênfase na população dos campos, águas e floresta, Enfermagem em Oncologia e Enfermagem Perioperatória.
A próxima etapa para a aprovação das novas residências da UEA, coordenadas pela Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde (Coremu/UEA), passa por um processo seletivo de financiamento realizado pelo MS. Caso sejam aprovados, os programas serão ofertados ainda em março de 2025.
Os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde são modalidades de pós-graduação lato sensu, com duração de 2 anos. Desde 2012, a UEA oferece vagas em programas de residência. Atualmente, a universidade possui 5 cursos em área profissional ativos, com oferta de vagas anuais por meio de processo seletivo com edital público.
Durante o curso, os profissionais residentes realizam suas atividades em serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de desenvolver suas habilidades, unindo teoria e prática com auxílio de profissionais de áreas específicas.
“Iniciamos o ano de 2025 com uma conquista de grande importância para a comunidade acadêmica. Quatro novos programas que irão compor nosso quadro de residências multiprofissionais, trazendo novas possibilidades para a universidade”, destacou o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib.
A Prof.ª Dra. Lihsieh Marrero, presidente da Coremu, enfatizou a aprovação da residência multiprofissional em saúde indígena, primeira na região Norte. “O programa figura o pioneirismo da UEA, demonstrando o alinhamento da universidade com as políticas prioritárias de saúde e desenvolvimento social nacionais”, disse.
Vagas
Foram aprovadas 30 vagas para diferentes áreas:
- Enfermagem – 14
- Farmácia – 2
- Nutrição – 2
- Odontologia – 4
- Psicologia – 4
- Serviço Social – 4
Os programas serão coordenados pelos professores doutores Altair Seabra de Farias, Fernanda Farias de Castro e Gisele dos Santos Rocha, além da Prof.ª Ma. Alessandra Cristina da Silva, que realizaram o processo de elaboração das propostas, submissão e defesa dos programas.
*Fonte: UEA
|