Documento sem título






 











México: Qualidade do ar atinge níveis aceitáveis apenas uma vez por semana em 2024



México: Qualidade do ar atinge níveis aceitáveis apenas uma vez por semana em 2024

27/05/2024




A Comissão Ambiental da Megalópole (CAMe) suspendeu na tarde desta sexta-feira a contingência ambiental decretada na última quarta-feira e após 48 horas de alerta para poluição atmosférica na região metropolitana.A má qualidade do ar no Vale do México é preocupante. Em 2024, a capital e os 18 municípios suburbanos do Estado do México só tiveram boa qualidade do ar um em cada sete dias da semana. 

 

 

Foto: Isaac Esquivel - EFE

 

 

O CAMe informou que está retirando a medida, a partir das 18h, porque as concentrações horárias de ozônio foram inferiores às estabelecidas pelo programa para encerrar a contingência.

 

 

 

“O Sistema de Monitoramento Atmosférico da Cidade do México informa "Que nas últimas horas o sistema de alta pressão perdeu intensidade, permitindo o aumento da velocidade do vento, bem como a presença de umidade e formação de nuvens no Vale do México.” Todas as estações de monitoramento da qualidade do ar operam dentro do padrão, segundo o relatório.

 

 

A comissão atribui os elevados níveis de ozônio na superfície ao sistema de alta pressão que tem causado altas temperaturas e ausência de vento. Esta foi a décima contingência do ano , dois a menos do recorde de 1993. O CAMe especificou que estará atento à evolução da qualidade do ar e das condições meteorológicas.

 

 

Um monstro silencioso, a poluição, que mata prematuramente entre 8.000 e 14.000 pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

 

A razão pela qual a poluição atmosférica se manteve durante 48 horas é a mesma que causou 10 contingências ambientais até agora este ano e aquela que há uma semana causou o alerta de Fase I mais longo dos últimos cinco anos .

 

 

A situação climática. “Ao longo deste dia, o sistema de alta pressão mantém sua influência sobre o Vale do México, causando má ventilação e estabilidade atmosférica. Essas condições, aliadas à intensa radiação solar e temperaturas próximas a 30°C, favoreceram a formação de ozônio”, explicou. Veio.

 

 

O principal problema que os especialistas consideram, porém, é o grande poluente do Vale do México: os veículos que circulam nas ruas. As restrições ao tráfego automóvel parecem ser insuficientes para travar a má qualidade do ar, que é estimulada pela estabilidade atmosférica que ocorre no México entre Fevereiro e Junho. Mais um mês com estas condições climáticas que podem fazer com que a região metropolitana ultrapasse as doze contingências decretadas em 1993.

 

 

A má qualidade do ar obriga o CAMe a emitir recomendações para evitar a exposição da população. A entidade recomenda que, sempre que necessário, evite atividades ao ar livre entre as 13h00 e as 19h00, abasteça com gasolina antes das 10h00 e depois das seis da tarde, não fume e procure não usar aerossóis, tintas ou álcool. solventes. Convida as empresas a facilitarem o teletrabalho para reduzir as viagens.

 

 

 

Com informação do El País

Compartilhe

<p>México: Qualidade do ar atinge níveis aceitáveis apenas uma vez por semana em 2024</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp