Documento sem título






 











Lula promete recursos federais para infraestrutura em Manaus, diz David Almeida



Lula promete recursos federais para infraestrutura em Manaus, diz David Almeida

15/03/2023




Depois de se reunir com o presidente Lula e ministros nesta terça-feira (14), em Brasília, o prefeito de Manaus, David Almeida, informou que recebeu garantias de liberação de recursos para infraestrutura em Manaus. 

 

 

Foto: Carolina Antunes / In.Pacto e Ricardo Stucker / PR

 


A reunião com Lula foi realizada em uma sala reservada em um hotel de Brasília, antes de Lula participar do encontro da Frente Nacional de Prefeitos, realizado no mesmo hotel.

 

Antes da reunião com Lula, Almeida se reuniu com os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e das Cidades, Jader Filho. Os detalhes da liberação de recursos, como valores e prazos, não foram divulgados.

 

Entre os temas levados por David Almeida aos ministérios estavam recursos para obras de desassoreamento de igarapés, contenção de erosões e construção de habitações de interesse social por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

 

Acompanhado do vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, e de gestores e parlamentares do Amazonas, David Almeida apresentou ao ministro Waldez Góes um panorama da cidade de Manaus após as fortes chuvas e o desmoronamento de terras ocorrido no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus, no último domingo (11), que resultou na morte de oito pessoas. Ele também relatou a situação de outras áreas de risco da cidade.

 

“Ontem mesmo o prefeito preparou o decreto de estado de calamidade, e nós homologamos sumariamente aqui e, já com equipes lá em Manaus, nós do governo federal e prefeitura estamos trabalhando nos planos de ajuda humanitária, no restabelecimento (da área), e também na reconstrução. Aquilo que for necessário reconstruir, o Governo Lula vai apoiar a Prefeitura de Manaus”, afirmou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional.

 

Agenda de respostas a desastres


De acordo com o ministro, a expectativa é agora agilizar os trâmites para a liberação dos recursos. Ele disse que o governo federal retomou a agenda de resposta a desastres, assistindo as prefeituras em casos emergenciais.

 

De acordo com a Defesa Civil municipal, Manaus tem mais de mil áreas de risco. Dessas, 62 são de alto risco. O local onde ocorreu o desmoronamento no último domingo estava entre as 62 de alto risco.


A prefeitura informa que obras de contenção de erosão foram realizadas em 17 áreas no ano passado, e há mais 20 prioritárias para receber intervenções.

 

“Nós trouxemos a Brasília todo o Plano de Prevenção de Manaus. As conversas com o governo federal foram muito produtivas. Os recursos de apoio e prevenção a desastres serão liberados de forma agilizada e serão fundamentais para nossas ações. Estou muito feliz com o que vi e ouvi”, disse o prefeito de Manaus.

 

Na quarta-feira (15), David Almeida se reúne com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, pela manhã, e à tarde, uma agenda com a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima.

 

Acompanham o prefeito em Brasília o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), o senador Omar Aziz (PSD), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) e o vereador de Manaus Sassá da Construção Civil (PT).

 

Com informação da semcom

Compartilhe

<p style="margin-left:0px; margin-right:0px"><span style="font-size:16px">Lula promete recursos federais para infraestrutura em Manaus, diz David Almeida</span></p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp