O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (1º/9), que vai pautar a reunião do G20 com o tema da desigualdade. A declaração ocorreu durante visita às obras do Túnel Major Sales no Ramal do Apodi seguida de cerimônia em Luís Gomes, no Rio Grande do Norte.
"É preciso que esse mundo seja mais justo", disse Lula. Foto: Ricardo Stuckert / PR
"Dia 7 vou para Índia, o encontro do G20, das economias mais ricas do mundo. Eu vou lá para discutir com eles uma coisa que me incomoda. Quero discutir com eles a desigualdade. A desigualdade de gênero, racial, no tratamento da saúde, desigualdade no salário, alimentar".
"É preciso que esse mundo seja mais justo. É preciso que as pessoas pobres tenham o direito de trabalhar, ter um salário, almoçar, viajar, ter acesso à cultura, comer bem, se vestir bem e morar bem. É isso que a gente quer para esse país", apontou.
A 18ª Cúpula do G20, o grupo que reúne 19 das principais economias do mundo e a União Europeia, ocorre em 9 e 10 de setembro em Nova Déli, na Índia. No entanto, Lula deixa o Brasil na quinta-feira (7/9).
Na ocasião, o Brasil receberá pela primeira vez a presidência do G20. O mandato brasileiro será exercido de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024. Como país ocupante da Presidência, o Brasil será responsável por organizar a próxima cúpula, que deve ocorrer em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
Com informação do Correio Braziliense
|