Documento sem título






 











Lula chega à Argentina em primeira viagem internacional de governo



Lula chega à Argentina em primeira viagem internacional de governo

23/01/2023




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na noite deste domingo (22) em Buenos Aires, na Argentina, na sua primeira viagem internacional desde que assumiu o novo mandato. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Janja Silva.

 

 

Lula e a primeira-dama desembarcam na Argentina. — Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O avião presidencial decolou às 18h03, na Base Aérea de Brasília, e pousou na capital argentina às 21h13.

 

Os compromissos de Lula no país vizinho vão acontecer na segunda (23) e terça-feira (24). Segundo o Palácio do Planalto, as agendas previstas são:

-Oferenda de flores na Plaza San Martín;-

-Reunião na Casa Rosada com o presidente da Argentina, Alberto Fernández;

-Encontro com empresários;

-Eventos culturais, como concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner; e

-Participação na 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

 

A participação de Lula na Celac será na terça-feira. Há a expectativa de encontros bilaterais com os países que solicitaram, mas essas agendas ainda estão em fase de confirmação.

 

As demais agendas acontecem na segunda-feira. Ainda na segunda, é esperada na Casa Rosada uma declaração à imprensa ao meio-dia e assinatura de acordos, após a reunião de Lula com Fernández.

 

Segundo o Planalto, a comitiva presidencial é formada por seis ministros:

 

Mauro Vieira (Relações Exteriores);

Fernando Haddad (Fazenda);

Nísia Trindade (Saúde);

Márcio Macêdo (Secretária-geral da Presidência);

Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); e

Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).

 

Segundo o secretário das Américas, embaixador Michel Arslanian Neto, a escolha de um país da América do Sul para a primeira viagem internacional de Lula busca passar a mensagem de que o Brasil quer retomar os laços com a região.

 

Ainda segundo o Planalto, diversos temas serão tratados durante a visita, como integração energética, investimentos, meio ambiente, defesa e combate a ilícitos.

 

Acordos e encontro com empresários

 

Os compromissos do presidente brasileiro começam na segunda-feira (23), às 10h30, quando deposita flores na Plaza San Martín, em Buenos Aires. Em seguida, vai para a Casa Rosada, sede do governo argentino, onde se reúne com o presidente do país, Alberto Fernandez.

 

No encontro, temas de interesse bilateral, como integração energética, comércio e investimentos, meio ambiente, infraestrutura, defesa, desarmamento, combate a ilícitos, espaço, cultura, questões de gênero, entre outros.

 

Após a reunião (12h), haverá assinatura de acordos e declaração à imprensa dos presidentes brasileiro e argentino. Um dos acordos previstos é o de cooperação científica e logística nas estações dos dois países na Antártida.

 

Às 15h, ainda na Casa Rosada, Lula participa de reunião com empresários. À noite (19h), os dois presidentes assistem a um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros, no Centro Cultural Kirchner.

 

Cúpula da Celac

 

Na terça-feira (24), ainda em Buenos Aires, Lula participa da 7ª Reunião de Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), colegiado do qual o Brasil voltou a integrar após ter se retirado durante o governo Jair Bolsonaro.

 

Durante o encontro, deverá ser acertada uma declaração final dos chefes de Estado sobre temas como segurança alimentar e integração energética da região.

 

Outras 12 declarações temáticas devem abordar temas como energia nuclear, sustentabilidade dos oceanos, combate ao tráfico de drogas e armas, entre outros. A Celac reúne os 33 países da América-Latina e do Caribe.

 

Uruguai

 

Após a visita a Buenos Aires, Lula viaja para Montevidéu, capital uruguaia, também em visita oficial. A agenda do presidente no país platino ainda não foi confirmada, mas, além de encontros bilaterais, planeja-se um novo encontro com o líder de esquerda e ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica.

 

 

Com informação da Agência Brasil

Compartilhe

<p>Lula chega à Argentina em primeira viagem internacional de governo</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp