A Rainha Elizabeth II expressou sua irritação com os líderes mundiais por "falar" da mudança climática "mas não agir" em uma conversa privada na COP26 capturada à margem de um ato oficial e divulgada sexta-feira (15/10) pela mídia britânica.
A Rainha Elizabeth II admitiu que a falta de ação para enfrentar a crise climática é "irritante"
A Rainha Elizabeth II, que nunca fala abertamente sobre questões políticas, admitiu que a falta de ação para enfrentar a crise climática é "irritante" durante sua recente visita à Assembleia de Gales.
Embora o que se diga na conversa não seja bem ouvido, a rainha parece estar se referindo à cúpula do clima de Glasgow, a COP26, que será realizada em novembro, e admite não saber quem estará presente.
Na ocasião, a rainha conversava com sua nora, Duquesa da Cornualha, e com o presidente do parlamento galês, Elin Jones, sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (COP26), que irá começar em 31 de outubro, em Glasgow, na Escócia, e deve contar com a presença da monarca.
De acordo com informações publicadas nesta sexta-feira, 15, pela BBC, a declaração da soberana nos bastidores foi flagrada pelas câmeras. Em um trecho é possível ouvir Elizabeth IIdizendo: “Tenho ouvido tudo sobre a COP [...] Ainda não sei quem vem”, diz em uma das fitas, enquanto em outra Isabel II parece dizer que é “irritante” que haja muito falam, em referência clara aos líderes, mas eles "não fazem" as coisas.
Focar nos cuidados da terra e não no turismo espacial
Na conversa, a rainha também admite ter lido sobre a entrevista concedida por seu neto, o príncipe William, na qual ele sugeria que os empresários deveriam se concentrar em salvar a Terra da crise climática e não no turismo espacial.
O filho do Príncipe Charles acrescentou ontem que é "muito importante" que as pessoas se concentrem no planeta Terra antes de "ir ao espaço para tentar pensar em soluções para o futuro".
Os comentários de Guillermo vieram depois que o ator William Shatner, de 90 anos, mundialmente famoso pelo personagem do Capitão Kirk na série Star Trek, se tornou oa pessoa com vida mais longa a viajar para o espaço após embarcar na cápsula Blue Origin do fundador da Amazon, Jeff Bezos.
Em sua conversa com a BBC, o príncipe disse que não tem interesse em viajar para o espaço por causa do impacto do carbono que esses voos espaciais têm.
Com informação da EFE
|