Após apagão nacional na manhã desta terça-feira (15), a Amazonas Energia informou que normalizou, no estado amazonense, cerca de 50% da sua carga para o período do dia através de geração interna e da Usina Hidroelétrica de Balbina.
![](/userfiles/image/LINH%C3%83O-ENERGIA-1.jpg)
Foto: Ana Blanc/Ibama-
Segundo a concessionária, o linhão de Tucuruí continua inoperante pelo ONS (Operador Nacional do Sistema).
Até às 11h desta terça-feira, diversos bairros de Manaus ainda estavam sem energia. O problema afetou o comércio, indústria e serviços, incluindo aqueles considerados essenciais, como o fornecimento de água e internet. No trânsito, semáforos estão inoperantes. Atendimentos nas unidades de PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão) e Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito) serão reagendados.
De acordo com a Amazonas Energia, as cidades de Parintins e Itacoatiara conectadas ao SIN (Sistema Interligado Nacional) estão sem energia.
As cidades de Manacapuru, Iranduba e Presidente Figueiredo estão com as cargas prioritárias dos hospitais normalizadas.
O MME (Ministério de Minas e Energia) comunicou que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e que atua para restabelecer o serviço nas demais regiões.
“No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste”, informou o ministério.
Ainda conforme o ministério, até às 10h22, foram recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste.
“O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente”, informou o ministério.
Com informação do Amazonas Atual
|