Foto: Arquivo
MANAUS/AM - Reduzir o desperdício de alimentos nas escolas públicas, promovendo o reaproveitamento saudável de sobras alimentares para melhorar a qualidade da merenda escolar, é o objetivo da Lei nº 5.208/2020, que institui o projeto "Desperdício Zero", de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A legislação estabelece que os cardápios das escolas devem incorporar ingredientes que normalmente seriam descartados, como cascas de frutas, talos e folhas, transformando-os em preparações nutritivas para os alunos. Além de reduzir o desperdício, a lei busca diminuir custos, melhorar a qualidade nutricional das refeições e reduzir a produção de lixo orgânico.
“Com o apoio de nutricionistas e a boa vontade do corpo técnico da escola, o cardápio alimentar dos alunos pode ser melhorado sem prejuízo aos hábitos de cada escola. Além disso, estará sendo servida uma merenda escolar de qualidade, diminuindo, consideravelmente, os prejuízos. A Lei do Desperdício Zero passa pela diminuição de gastos e aumento da qualidade da merenda oferecida aos alunos”, afirmou o deputado presidente.
Segundo dados da FAO, enquanto 821 milhões de pessoas enfrentam a fome, um terço dos alimentos produzidos globalmente é desperdiçado, destacando a importância de iniciativas como a "Desperdício Zero".
*Fonte: Assessoria
|