Foto: Divulgação/Assessoria
MANAUS/AM - Durante o Julho Verde, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), destacou as leis de sua autoria que visam aumentar a conscientização sobre a doença, a importância dos exames preventivos e as formas de tratamento. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 704 mil casos de câncer por ano no triênio 2023-2025.
Entre as leis de Cidade estão:
- Lei nº 5.788/2022: Cria o Serviço de Atendimento Móvel para diagnóstico de câncer.
- Lei nº 6.053/2022: Institui o “Março Azul Marinho”, mês de conscientização e prevenção ao câncer colorretal.
- Lei nº 6.825/2024: Cria o Programa Estadual de Apoio à Oncologia Infantil e Enfermidades Correlacionadas.
- Lei nº 5.899: Garante a realização de exame para diagnóstico de mieloma múltiplo para usuários da rede pública de saúde.
- Lei nº 6.314/2023: Institui a Campanha de Incentivo à Doação de Cabelo para pessoas carentes em tratamento de câncer (coautor).
“Toda doença, quanto mais rápido se tem o diagnóstico, melhor e mais eficaz o tratamento. Com o câncer principalmente. Essa é uma doença que, muitas vezes, só apresenta sintomas quando já está em estágio mais avançado. Por isso, é necessário que o Poder Público disponibilize todos os meios para a realização de exames que possam detectar a doença em estágio inicial para que o paciente possa buscar, o mais brevemente possível, os tratamentos adequados. Nossa leis chegam para fortalecer a busca pela cura”, afirmou.
Serviço de Atendimento Móvel
A Lei nº 5.788/2022 prevê a formação de equipes multidisciplinares qualificadas para diagnóstico de câncer infanto-juvenil, com avaliações iniciais, coletas de sangue e encaminhamentos para exames adicionais.
Março Azul Marinho
O “Março Azul Marinho” foca na conscientização sobre o câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum em homens e mulheres. A lei promove campanhas informativas e preventivas em parceria com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).
Programa Estadual de Apoio à Oncologia Infantil
A Lei nº 6.825/2024 cria um programa para exames e cirurgias em até cinco dias após solicitação médica e prevê a implementação de uma unidade especializada no tratamento de câncer infantil. Também inclui campanhas de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento oncológico pediátrico e capacitação de profissionais de saúde.
Mieloma Múltiplo
A Lei nº 5.899 garante exames de eletroforese de proteínas gratuitamente para pessoas com 50 anos ou mais, visando o diagnóstico precoce do mieloma múltiplo, um câncer que atinge a medula óssea.
Campanhas Internas da Aleam
A Aleam realiza anualmente campanhas de conscientização como o Outubro Rosa e Novembro Azul, focando no câncer de mama, colo de útero e próstata, com atividades e exames preventivos para seus servidores.
Julho Verde
O Julho Verde é uma campanha nacional criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG Brasil para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, que deve acometer entre 35 mil e 40 mil brasileiros anualmente.
*Com informações da Assessoria
|