A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) realizou na tarde da última sexta-feira (14/04), no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo ao Edifício-Sede do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), a cerimônia de outorga da "Comenda do Mérito Acadêmico da Escola Superior da Magistratura do Amazonas”.
Foram agraciados com a homenagem o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Rogério Schietti Machado Cruz e o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti, em solenidade que teve a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Mauro Campbell Marques.
A solenidade integrou a programação do seminário “Reconhecimento de pessoas em procedimentos e processos criminais - Resolução 484/22 CNJ”, voltado a magistrados, servidores, alunos e operadores do Direito.
Engrandecem o judiciário
A presidente Nélia Caminha Jorge saudou os agraciados e disse que os homenageados "são profissionais do Direito que muito engrandecem nosso Judiciário e que são comprometidos com os anseios da sociedade brasileira, trabalhando sempre em benefício da administração da Justiça, da cidadania e da defesa do Estado democrático de Direito".
Segundo a desembargadora, "sempre é motivo de satisfação quando temos a especial ocasião de homenagear nossos benfeitores das Ciências Jurídicas, reconhecendo seus feitos, suas lutas e suas nobres ações no desempenho de suas atividades profissionais".
De acordo com o diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli, "a entrega da comenda da Esmam é sempre um momento importante pois é o reconhecimento para aqueles que tanto contribuíram para o Poder Judiciário do Amazonas, que é o caso do presidente Alberto Simonetti, do ministro Rogério Schietti e do conselheiro Mauro Pereira Martins".
Os homenageados
O ministro do STJ, Rogério Schietti Machado Cruz, um dos palestrantes do seminário, falou sobre a satisfação e o quanto é grato por receber a homenagem da Esmam.
"Sou apaixonado pelo Estado do Amazonas e estou aqui depois de 20 anos por meio do desembargador Flávio Pascarelli, que me deu essa oportunidade. Estou muito contente, e essa gratidão eu expresso muito particularmente na pessoa do meu amigo e colega de STJ, ministro Mauro Campbell, essa pessoa iluminada, e um homem tão culto e humano. Estendo essa homenagem a todos os presentes", disse ele.
"Para mim é um grande prazer e um regozijo poder voltar ao Amazonas e ao Tribunal de Justiça do Estado, congraçar com a magistratura do meu Estado, com os colegas advogados e receber essa condecoração da Escola Superior da Magistratura também reforça os laços necessários que existem entre a advocacia e a magistratura. Quero agradecer à presidente Nélia Caminha, ao presidente da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli, e ao presidente da OAB/AM, Jean Cleuter", comentou Alberto Simonetti.
Com informação da Dircom
|