As duas chapas que protagonizaram disputa ferrenha pelo comando da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), nas últimas duas eleições estarão juntas na escolha do próximo presidente da entidade, prevista para novembro.
Jean Cleuter atua na área jurídica desde 1998. Foto: Pessoal Instagram
A união de "opostos" foi confirmada pela atual presidente da OAB-AM, e a primeira mulher a assumir o cargo, Grace Benayon, em entrevista ao podcast do Sim e Não. O nome escolhido pelo "grupão" formado por antigos adversários é o do advogado Jean Cleuter.
Cleuter, advogado senior da Simoes Mendonca Advogados desde 2010, e membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil há 7 anos, foi segundo colocado nas eleições da OAB de 2015 e 2018, quando Marco Aurélio Choy se elegeu com uma apertada diferença de menos de 200 votos. Na eleição de 2015, Choy teve 1.138 votos contra 1.034 do adversário. Em 2018, formando chapa com Grace, foi vitorioso com 2.238 votos, contra 2.080 de Cleuter.
"Eu já cheguei lá e me sinto extremamente realizada. Ser a primeira mulher presidente da OAB era o sonho da minha vida", revelou Grace. Segundo ela, o momento é de priorizar outra representatividade: a da advocacia amazonense no cenário nacional.
Isso porque os grupos de Choy e Cleuter se uniram para apoiar a candidatura de Beto Simonetti para a presidência nacional da OAB. O amazonense tem apoio do grupo do atual presidente, Felipe Santa Cruz, que fechou uma chapa única para eleger o sucessor a partir de janeiro de 2022.
Maturidade para entender o que importa
"É preciso ter maturidade para entender o que realmente importa. Por isso fiz a opção de estar neste time que vai apoiar o Beto (Simonetti). Sei o quanto a eleição dele representa para o Estado. O Amazonas precisa disso", afirmou a presidente da OAB no podcast do acritica.com.
Cleuter atua na área jurídica desde 1998. Tem especialização em Direito Processual Civil e é graduado em Administração de empresa com habilitação em comércio exterior. Foi juiz Classista do Trabalho (1998/2001) e presidente da Comissão Nacional de Direito Tributário (2013/2015).
Alem disso, atuou como conselheiro federal efetivo da OAB (2010/2013) e membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda- CARF/ MF (2008/2012). Se desempenhou como secretário da Comissão Nacional de Estudos de Direito Tributário da OAB (2010/2013) e ministra aulas de Direito Processual Civil (desde 2005).
|