O advogado Jean Cleuter Simões Mendonça da Chapa 30 OAB Unida venceu com 81,6% votos a eleição para a presidência da OAB Amazonas, derrotando o candidato Paulo Mafioletti da Chapa 10, o qual obteve 18,4% votos.
Jean Cleuter contou com amplo apoio de grupos que há muito se rivalizavam na OAB-AM.
Em Manaus, a votação ocorreu nesta terça-feira (16/11) na Arena da Amazônia e terminou às 17h. Houve ainda sessão eleitoral em Parintins, Tefé, Manacapuru, Itacoatiara, Humaitá e em Tabatinga que atendeu à advocacia do Alto Solimões.
Ao lado da vice-presidente Denize Aufiero, Jean Cleuter terá pela frente um mandato de três anos à frente da presidência da seccional do Amazonas e sucederá o advogado Marco Aurélio de Lima Choy que cumpriu dois mandatos consecutivos de presidente.
A gestão de Choy que teve como vice-presidente a advogada Grace Benayon encerra em 31 de dezembro. Jean assume em 1º de janeiro de 2022.
A votação teve o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) que cedeu às urnas eletrônicas, do IMMU Trânsito, Detran-AM e Polícia Militar.
A apuração ocorreu na Arena com a presença de advogadas e advogados apoiadores das duas chapas. O resultado foi exibido nos dois telões do campo da Arena.
Trajetória
Cleuter é pós-graduando em Direito Tributário pelo IBET. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Amazonas. Possui graduação em Administração com Especialização em Comércio Exterior pelo Centro de Ensino Superior do Amazonas (1994) e graduação em Direito pelo Centro Universitário Nilton Lins (1999).
Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário e Direito Processual Civil.
Desde 2001 é membro da Ordem dos Advogados do Brasil (AM).
Foi professor na Universidade Federal do Amazonas e da Universidade Paulista.
Desde o 2018 é Coordenador do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários IBET Manaus.
Foi Conselheiro Titular do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (2008 – 2015), Conselheiro federal na Ordem dos Advogados do Brasil (2010 – 2016), presidente da Comissão de Direito Tributário no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (2013 – 2016) e Secretário da Comissão Direito Tributário (2010 – 2013).
Redação
|