Documento sem título






 











Javier Milei vence primárias na Argentina 



Javier Milei vence primárias na Argentina 

14/08/2023




Em um resultado que causou enorme surpresa na Argentina, o economista que se autodenomina um libertário Javier Milei foi o vencedor das eleições primárias realizadas no domingo (13/8).

 

 

Foto: divulgação

 

Milei e seu grupo La Libertad Avanza ("A Liberdade Avança", em tradução livre) lideraram a corrida presidencial com mais de 30% dos votos.

 

 

Ficaram para trás as duas forças que governaram o país nas últimas duas décadas: o macrismo (Juntos por el Cambio, ou "Juntos pela Mudança"), com cerca de 28% dos votos, e a coalizão peronista-kirchnerista (Unión por la Patria, ou "União pela Pátria"), com mais de 27%.

 

 

A maioria das pesquisas deu a Milei cerca de 20% das intenções de voto, dez pontos atrás das outras duas coalizões — que, juntas, protagonizaram a "fenda" que dividiu politicamente o país nos últimos 20 anos.

 

 

O resultado deixa Milei, que atualmente é congressista e tem discurso contra as forças políticas tradicionais, como favorito para as eleições gerais de 22 de outubro.

 

 

Atrás dele, aparecem Patricia Bullrich, vencedora pelo "Juntos pela Mudança" e ex-ministra de Segurança durante a presidência de Mauricio Macri, e Sérgio Massa, do "União pela Pátria", e atual ministro da Economia do governo de Alberto Fernández.

 

 

Quem é Javier Milei?

 

Milei é formado em Economia pela Universidade de Belgrano, na Argentina, e tem dois mestrados na área. Ele atuou em consultorias, bancos e grupos de políticas econômicas, segundo um perfil disponível no site do Fórum Econômico Mundial.

 

 

Milei tem um discurso de ferrenha defesa do livre mercado — e muitos o comparam ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

 

 

Ele se definiu como anarcocapitalista — corrente que defende um modelo de capitalismo sem regulação do Estado.

 

 

Em entrevista ao jornal O Globo em setembro de 2021, o economista declarou que o alinhamento que tinha com Trump e Bolsonaro "é quase natural".

 

 

Bolsonaro publicou vídeos nas redes sociais nos últimos dias manifestando apoio a Milei.

 

 

Durante a adolescência, ele foi goleiro do Chacaritas Juniors e teve uma banda de rock chamada Everest, que tocava músicas dos Rolling Stones.

 

 

Ao longo da atual campanha, Milei se conectou especialmente com os mais jovens, com a promessa de acabar com o sistema político tradicional, que ele chama depreciativamente de "a casta".

 

 

A proposta mais conhecida do candidato é dolarizar a moeda, acabando com a desvalorização do peso. Ele também propõe fechar o Banco Central e privatizar empresas estatais.

 

 

Durante a campanha, Milei gerou polêmica ao sugerir que permitiria a venda gratuita de armas de fogo e até de órgãos humanos.

 

 

Ele também teve vários problemas com a imprensa e recebeu críticas por fazer comentários misóginos.

 

 

Com informação da BBC News

Compartilhe

<p>Javier Milei vence primárias na Argentina</p>

<p> </p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp