Documento sem título






 











Janeiro Branco: a importância da atividade física para saúde mental



Janeiro Branco: a importância da atividade física para saúde mental

18/01/2023




Devolver a qualidade de vida, por meio da atividade física, trabalhando o corpo e a mente é o objetivo de +RespirAR. Neste primeiro mês do ano com o programa Janeiro Branco  estão conscientizando também sobre os cuidados com a saúde mental.

 

 

Educador de Educação Física, Matheus Câmara. FOTO: Mauro Neto/Faar

 

De acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicada em 2021, é recomendado 150 a 300 minutos de atividade física para adultos, com benefícios para capacidade cognitiva e diminuição dos níveis de ansiedade e estresse de maneira geral, além de prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, que causam quase três quartos das mortes em todo o mundo.

 

Sequelas da Covid

 

O Programa+ RespirAR une fisioterapia e atividade física como ferramenta para a melhoria da saúde pública, proporcionando atendimentos para pacientes que se recuperam das sequelas da Covid-19, muitos desses com sequelas neurológicas.

 

 

Mais de 50% dos pacientes que se tratam no +RespirAR, chegam no programa com a saúde mental afetada, entre os sintomas estão o estresse, ansiedade, transtorno do pânico, angústia, preocupações e nervosismo.

 

 

Com base nas diretrizes da OMS, o profissional de educação física Matheus Câmara Monteiro, integrante do núcleo científico do +RespirAR, destaca a importância da atividade física na evolução do quadro dos pacientes.

 

 

”Muitos dos pacientes chegam com sequelas mentais por conta da doença, com sintomas de depressão, até mesmo dificuldade de interagir. E, nosso principal objetivo por meio da atividade física é devolver a qualidade de vida, trabalhando o corpo e a mente que por meio dos exercícios é perceptível a evolução, além da liberação de serotonina, endorfina, hormônios responsáveis pelo bem estar contribuindo para saúde mental”, ressaltou Matheus Câmara, educador físico do núcleo científico do +RespirAR.

 

 

“Estaremos sempre desenvolvendo políticas públicas para que a sociedade saiba os cuidados com a saúde mental. Já são mais de 30 mil amazonenses que receberam alta por meio do +RespirAR, e nossa missão é que cada vez mais pessoas possam conhecer esse programa que vem proporcionando qualidade de vida”, ressaltou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

 

 

Onde funciona +RespirAR

 

O +RespirAR funciona em 10 pontos da cidade de Manaus e atende pacientes nas:

Policlínicas Antônio Aleixo, Codajás e João dos Santos Braga,

Centros de Atenção ao Idoso (Caimis) Ada Viana e o André Araújo,

Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) Padre Pedro Vignola, Magdalena Arce Daou e Teonízia Lobo,

Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida e na Vila Olímpica de Manaus.

Compartilhe

<p>Janeiro Branco: a importância da atividade física para saúde mental</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp