Há pelo menos 7 anos, as principais avenidas de Manaus ganharam cor e beleza com o plantio dos famosos ipês. A floração e perdas de folhas fazem parte do ciclo reprodutivo característico da espécie, que geralmente começa a acontecer no verão.
Foto: Arlesson Sicsú/Freelancer
Quem passa pela avenida Djalma Batista pode ver o corredor viário com uma sequência de ipês floridos, dando beleza e frescor para a cidade. São pelo menos 315 árvores plantadas ao longo da via que florescem nos meses de verão intenso na Amazônia e fazem parte da vida de quem passa pela avenida diariamente.
As avenidas Max Teixeira, Torquato Tapajós, Ephigênio Sales e André Araújo também devem ganhar cores com a espécie que já começa a florescer. Nessas demais avenidas, o plantio aconteceu há 2 anos e cerca de 6 mil ipês do programa "Arboriza Manaus", da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo de Manaus começaram a fazer parte do charme, que a cidade ganha anualmente no período de verão.
Os ipês são caducifólias, ou seja, perdem todas as folhas que são substituídas por cachos de flores de cores intensas. São árvores de grande porte que gostam de calor e sol pleno. Atualmente, o pau-Brasil é a árvore nacional e o Ipê é considerado a flor nacional. Suas flores possuem forma de funil e podem ser elas amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes.
Mitad do ano
Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco. Elas caem no decorrer de uma semana, cobrindo o chão com a sua cor.
O plantio e manutenção dos ipês dão um espetáculo de beleza anualmente na cidade e são de responsabilidade da Semmas e além de ter todo o cuidado, fazem a reposição, as podas de condução e escolhem os melhores locais para o plantio.
Para quem gosta de plantas esse é um momento propício para a coleta das sementes para a produção de novas mudas.
Com informação do EmTempo
|