O número de internações causadas por Covid-19 no interior do Amazonas caiu mais da metade nos últimos 12 dias, alcançando 51,7% de redução, informou a Secretaria de Estado de Saúde.
De 28 de janeiro a 10 de fevereiro o número de hospitalizados caiu de 168 para 81, diz a Secretaria de Saúde (Foto: Márcio Azevedo/Secom)
De acordo com o órgão, a quantidade de pacientes diminuiu nas últimas semanas. No dia 28 de janeiro, a Secretaria de Saúde havia registrado 168 pacientes internados em todo o interior.
No dia 10 de fevereiro, o cenário foi outro: 81 pacientes internados em unidades de saúde pública. Dos internados, 15 não haviam recebido nenhuma dose da vacina e 42 apresentavam o esquema vacinal incompleto.
“Vamos observar essa redução nas internações pelos próximos dias e observar o comportamento da variante ômicron, que é diferente de todas as outras”, disse Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.
Os dados monitorados pela pasta, até a última quinta-feira (10), mostram que dos 61 municípios do interior do Amazonas, 28 cidades não registravam nenhum paciente internado por Covid-19.
Parintins
Um dos municípios com redução significativa é Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Mesmo com a alta de casos pela Covid-19, o número de internações pela doença foi baixo, devido ao avanço da vacinação.
Quatro meses após ser inaugurado no município, os 11 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) já receberam 186 pacientes com diferentes causas, sendo nove com diagnóstico de Covid-19. Ao todo, 146 pacientes receberam alta, 27 foram transferidos para a capital e 13 morreram.
|