Documento sem título






 











Indústria de carne no Brasil celebra conquista histórica no mercado externo 



Indústria de carne no Brasil celebra conquista histórica no mercado externo 

14/03/2024




A China anunciou a habilitação de 38 frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina, de aves e suína para o país asiático, que já é o maior comprador de produtos agropecuários do Brasil. Esse é o maior número de plantas autorizadas de uma só vez na história do país.

 

 

Foto: Getty Images

 

 

São 24 plantas produtoras de carne bovina, oito de carne de aves e um estabelecimento de carne bovina termoprocessada. Também foram habilitados cinco entrepostos, sendo um de carne bovina, três de frango e um de suínos.

 

R$ 10 bilhões adicionais

 

A previsão do governo brasileiro é que as novas habilitações gerem R$ 10 bilhões adicionais à balança comercial.

 

 

“Com essa nova lista aprovada, sem dúvida a consequência é o aumento das exportações para China. Até porque, se analisar, os Estados Unidos vêm passando por problemas de oferta de animais, reduzindo o rebanho bovino”, disse o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Paulo Mustefaga, à Reuters.

 

 

Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, gerando receitas de mais de 8,2 bilhões de dólares, segundo dados do governo.

 

 

Foi o “maior incremento de habilitações de aves já realizado pela China, após cinco anos sem novas unidades autorizadas”, disse o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

 

 

Ele ressaltou que as habilitações são um importante reconhecimento da China ao trabalho realizado pelo Brasil.

 

 

Com informação do Infomoney

Compartilhe

<p>Indústria de carne no Brasil celebra conquista histórica no mercado externo</p>

<p> </p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp