A Hyundai inaugurou nesta terça-feira, 20, sua primeira fábrica de motores na América Latina, na cidade de Piracicaba (SP), dez anos após ter iniciado a produção de automóveis no mercado brasileiro. Até agora o equipamento era importado da Coreia do Sul.
Fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP) Foto: Christiano Diehl Neto/Hyundai Motor
Com investimento de R$ 500 milhões, a nova unidade, instalada na mesma área da fábrica de automóveis, tem capacidade inicial de produção de 70 mil motores ao ano. O projeto gerou a criação de 256 novos postos de trabalho.
Esta é a 13ª fábrica de motores da Hyundai no mundo. Segundo a empresa, a unidade opera com tecnologias alinhadas aos conceitos de indústria 4.0 e com as mesmas características que asseguram a qualidade mundial da marca coreana.
Segundo Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai Motor para o Brasil e as Américas Central e do Sul, o grupo trabalha em colaboração com universidades e escolas técnicas da região em programas de estágio e intercâmbio de conhecimento. “Compartilhamos nossas instalações, peças e motores com essas instituições para apoiar o desenvolvimento de estudantes e futuros profissionais.”
Robô inédito
“Nossa nova planta de motores possui alto nível de automação em seus processos, proporcionando a flexibilidade necessária para adaptar as linhas de produção de forma ágil”, disse o executivo, por meio de nota.
Os motores vão equipar o HB20, automóvel mais vendido no País no ano passado e líder de vendas neste ano, com 61.909 unidades até agosto. No local também é fabricado o utilitário-esportivo Creta.
Joel Anjos, diretor da fábrica de motores e de qualidade da Hyundai no Brasil, informou que é a primeira fábrica da marca no mundo a introduzir um Robô Móvel Autônomo (AMR, na sigla em inglês) que otimiza o transporte de peças dentro dos processos de fabricação.
“Esse recurso reduz em 50% o espaço necessário para as peças na linha de produção, graças a um sistema integrado que dispensa a necessidade de acúmulo de itens estocados nos setores”, explicou Anjos. “Também proporciona melhor flexibilização da linha para a produção de novos produtos, uma vez que o abastecimento se adapta automaticamente às necessidades programada.”
Em dez anos de operação, foram fabricados 1,7 milhão de unidades do HB20 e do Creta na planta de automóveis de Piracicaba. Com três turnos de produção, o complexo tem capacidade para produzir 210 mil veículos anualmente.
Com informação do Estadão
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