O Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, terá cirurgias de transplantes de rim, fígado e implante coclear (dispositivo eletrônico que proporciona sensação auditiva próxima ao fisiológico) em crianças que têm problemas auditivos.
Foto: Semcom
Os serviços médicos foram anunciados pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, na manhã desta quarta-feira (16) .
“Da mesma forma, a partir de 2024, o hospital também vai começar a fazer transplantes de fígado. Isso é um marco histórico”, anunciou Wilson Lima. O investimento nas cirurgias de rim é de R$ 1 milhão mensais.
Os transplantes de rins já haviam sido realizados anteriormente no Amazonas, mas em parceria com a rede privada. Os contratos foram encerrados em janeiro de 2018. Desta vez, todo o procedimento será executado na rede pública estadual de saúde. A meta inicial é realizar oito transplantes mensais.
Treinamento de especialistas
Segundo Wilson Lima, os profissionais do Delphina Aziz receberam treinamento de especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, para implantar o Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).
Conforme Wilson Lima, o hospital funciona com 383 leitos de enfermaria e 180 de UTI. “Depois que passamos por momentos difíceis durante a pandemia, aos poucos o hospital abriu outros atendimentos como cirurgias e exames. Em visita a esta unidade hospitalar, o Ministro da Saúde o chamou de ‘hospital de ponta’, com capacidade para procedimentos de altíssima complexidade”, disse o governador.
Wilson Lima disse que com os transplantes realizados em Manaus, o maior ganho será com a logística e o menor tempo de espera pela cirurgia. “Quando se vai para um outro estado, esse paciente tem que passar de seis meses a um ano esperando o transplante. Geralmente, a família não tem parentes para dar suporte nem lugar para ficar. Além disso, tem o custo com transporte e alimentação”, disse.
Os transplantes serão realizados a partir de 2023.
Metas, ofertas e serviços
Devem ser realizadas, por mês, 463 cirurgias em regime de internação, entre cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, proctológicas, de otorrinolaringologia, além de cirurgias vasculares e torácicas. Por mês, em regime de hospital, o Delphina Aziz deve executar 710 procedimentos, entre cirurgias urológicas, ginecológicas, vasculares, dermatológicas, oftalmológicas, coleta de material por meio de biópsia, entre outras.
Entre as metas também está o atendimento mínimo de cerca de 10,4 mil consultas médicas por mês, divididas nas seguintes especialidades: Cardiologia Geral, Endocrinologia Geral, Endocrinologia Pediátrica, Reumatologia Geral, Gastroenterologia Geral, Gastroenterologia Pediátrica, Nefrologia Geral, Neurologia Geral, Neurologia Pediátrica, Urologia Geral, Mastologia Geral, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Assistência Social, além das consultas para transplante.
|