Documento sem título






 











Guardas municipais de Manaus recebem certificados para o uso de armas letais  



Guardas municipais de Manaus recebem certificados para o uso de armas letais  

01/07/2022




O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta quinta-feira (30) os certificados aos 62 guardas municipais que concluíram a capacitação para o uso de armas letais. A solenidade aconteceu no auditório da Casa Militar, localizado no bairro Vila da Prata, na zona Oeste da cidade.

 

 

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom

 

 

O curso foi promovido pela Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por solicitação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).

 

 

“Os guardas municipais foram bem-preparados e passaram por um curso intensivo. A nossa Guarda teve mais tiros e treinamentos que a Polícia Militar, Polícia Civil e Exército. Então, eles estão preparados. O doutor Sérgio Fontes, que já foi secretário de Segurança Pública, que já foi superintendente da Polícia Federal, comandou todo esse processo de treinamento na escola da Espi. Tenho certeza de que nós estamos formando os primeiros guardas municipais de outros que virão e do concurso público que nós iremos implementar a partir do ano que vem”, destacou o prefeito.

 

 

O curso contou também com uma parceria inédita entre a prefeitura e a Polícia Federal.

 

 

Capacitação

 

O curso foi dividido em três etapas, todas com aulas presenciais, incluindo conteúdo teórico sobre armamento, como os aspectos legais do uso da arma de fogo e a legislação aplicada; a evolução histórica das armas de fogo; classificação e nomenclatura das armas de fogo; regras de segurança para o manejo, transporte e guarda; tipos de munições e suas aplicações, entre outros temas.

 

 

Os participantes também tiveram aulas práticas, durante as quais foram abordados os conceitos sobre a manutenção dos armamentos; o atendimento pré-hospitalar tático no caso de ferimentos por arma de fogo; o manejo e condução das armas de fogo; a identificação de meios de proteção e tomada de posições; os fundamentos do tiro, como base, empunhadura, visada, acionamento do gatilho e respiração; a identificação e saneamento de panes e/ou incidentes de tiro e a prática de tiro em estande com pistola.

 

 

Todos passaram pela avaliação prática de tiro para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte a ser adotada pela Guarda Municipal.

 

 

Os instrutores foram contratados pela Espi, para a realização do treinamento, segundo as diretrizes da Polícia Federal, parceira na organização da capacitação, fazendo a verificação de todo o conteúdo e da qualificação dos profissionais.

 

 

Primeiro lugar

 

A guarda municipal Francilene Bezerra ficou em primeiro lugar na capacitação e enfatizou que o reconhecimento é motivo de alegria.

 

 

 “Esse curso foi bem completo, nós tivemos todo um preparo, desde teórico até os testes práticos. Fiquei muito feliz de ter conseguido essa colocação, de 120 pontos, fiz 119, e ser uma mulher em primeiro lugar na prova só confirma que a gente pode ser melhor em tudo que a gente se propuser a fazer”, finalizou a guarda municipal.

 

 

Prefeito parabenizou a guarda Francilene pelo feito de 119 pontos na prova de tiros que valia 120

 

 

 

Com informação da ascom

Compartilhe

<p>Guardas municipais de Manaus recebem certificados para o uso de armas letais</p>

<p> </p>

<p> </p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp