A capacitação dos Guardas Municipais da Prefeitura de Manaus, para que passem a atuar como guarda armada, entrou em uma nova etapa nesta quinta-feira, 19/5 com a prática para o uso de armas de fogo.
Após a parte teórica sobre o uso de armamento letal iniciou a práctica
Com duração de 72 horas, as aulas estão acontecendo no Centro de Treinamento de tiro indoor da Zeta Firearms, localizado na avenida Compensa, nº 180-B, Vila da Prata, zona Oeste. O encerramento está previsto para o dia 30/5.
O curso é realizado pela Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).
No início das aulas práticas, o titular da Semad, Ebenezer Bezerra, destacou que a preparação dos guardas municipais para a utilização de armamento e atuação, para que possa resguardar a segurança da população, é meta da gestão municipal.
Prática
63 alunos classificados nos testes iniciais e aprovados na primeira fase seguem sua capacitação com conteúdo programático baseado na grade curricular da disciplina Armamento e Tiro da Guarda Municipal do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Polícia Federal, na qual são apresentadas as normas e procedimentos importantes para habilitar o guarda municipal a usar as técnicas adequadas para o manuseio de arma de fogo.
Além da prática de tiro em estande com pistola, o conteúdo desta etapa inclui a manutenção dos armamentos; o atendimento pré-hospitalar tático no caso de ferimentos por arma de fogo; o manejo e condução das armas de fogo; a identificação de meios de proteção e tomada de posições, definindo cobertura e abrigo.
Também estão inseridos os fundamentos do tiro, envolvendo base, empunhadura, visada, acionamento do gatilho e respiração; técnicas de tiro, como tiro duplo e acompanhamento do alvo; técnicas de tiro defensivo, com técnicas de tiro em baixa luminosidade, embarcado e em deslocamento; técnicas de carregamento do armamento, administrativo e tático; e orientações sobre como identificar e sanar panes e/ou incidentes envolvendo tiro.
Ao final será feita a avaliação prática de tiro, para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte que será adotada pela prefeitura.
|