O grupo de voluntárias conhecido como “Superdoadoras” promove neste sábado, das 7h às 16h, a primeira campanha do ano de doação de sangue, em parceria com a Distribuidora Atem. A ação será realizada na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), na avenida Constantino Nery, 4397, no bairro Chapada.
A líder do projeto Superdoadoras, Silvana Reis, em campanha de 2019, com fantasia de Capitã América.
O objetivo da campanha, que existe desde 2019, de acordo com a líder do projeto, a fonoaudióloga Silvana Reis, é conscientizar a população sobre a importância de tornar-se um doador de sangue assíduo, além de também aumentar a participação de mulheres no grupo de voluntárias, visto que hoje elas ainda são minoria.
Ela destaca, no entanto, que podem participar homens e mulheres. A meta desta campanha é conseguir 300 bolsas de sangue.
Quatro campanhas ao ano
A cada ano, as “Superdoadoras” promovem quatro campanhas de incentivo à doação de sangue. Silvana conta que as ações buscam ser um momento feliz, de engajamento, onde alguns voluntários se apresentam fantasiados de super-heróis.
Eles também recebem lanches e uma camisa alusiva à campanha. Silvana este ano irá vestida de Mulher Maravilha, mas com um figuro especial, segundo ela.
“Nosso objetivo é fazer com que as pessoas percebam que elas, com um gesto simples de doar sangue, são os verdadeiros super-heróis para milhares de pessoas que estão precisando de uma doação de sangue para sobreviver”, explica Silvana. “Uma doação, ajuda até quatro pessoas. É como se você estivesse compartilhando um pouco da sua vida com a vida de outras pessoas”.
Atem incentiva ações que salvam vidas
A Distribuidora Atem apoia as “Superdoadoras” desde 2020. Internamente, a empresa também mobiliza seus colaboradores a serem doadores nos dias da campanha. “É importante para a Atem apoiar e incentivar ações de solidariedade que se multiplicam e salvam vidas. O gesto de doar sangue é um deles. Além de ajudar a aumentar os estoques do Hemoam, criam a cultura da doação de sangue, o que é ainda mais importante”, ressalta a gerente de Comunicação e Marketing da Atem, Monique Lasmar.
Como participar
Para doar sangue, neste sábado, os interessados devem se dirigir ao Hemoam da avenida Constantino Nery, das 7h às 16h. Mas é preciso estar atento aos critérios para ser doador.
Os voluntários devem ter entre 16 e 69 anos de idade (desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60; jovens com 17 ou 17 anos precisam do acompanhamento do pai, da mãe ou responsável legal, em caso de tutela); devem pesar mais de 50kg; estar saudável; apresentar documento oficial com foto; estar bem alimentado; e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação.
Para mais informações sobre como doar sangue, acesse o site https://www.hemoam.am.gov.br.
Com informação da assessoria
|