O Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19, do Governo do Amazonas decidiu o retorno de 100% das aulas presenciais na rede pública estadual e privada na capital a partir do dia 23 de agosto, e no interior a partir de 8 de setembro.
Comitê de Combate à Covid-19. Foto: Diego Peres/Secom
O Ejecutivo estadual, em parceria com as prefeituras, irá realizar mutirões de vacinação para completar a imunização com a segunda dose dos profissionais da educação.
O grupo definiu, ainda, manter a restrição de circulação entre 1h e 5h pelos próximos 15 dias. O novo decreto começa a valer na segunda-feira (9).
“Nós estamos atentos aos dados epidemiológicos no estado e da nossa rede de assistência em saúde. Também avançamos muito com a vacinação e sempre buscando equilíbrio entre a economia e vigilância em saúde. Essas ações nos permitem, neste momento, avançar um pouco mais”, destacou o governador Wilson Lima, durante a reunião do comitê.
Outros
Restaurantes, lanchonetes e similares, a partir deste próximo decreto, podem funcionar com capacidade máxima de ocupação em 75%. As brinquedotecas e espaços similares estarão autorizadas a abrirem totalmente.
O comitê definiu que os escritórios podem funcionar em horário comercial respeitando o calendário de vacinação contra a Covid-19 definido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).
Passa a ser necessário apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19 e comprovante de vacinação para hospedagem em hotéis de selva, similares e em comunidades tradicionais. Balneários estarão liberados para funcionar entre as 7h e as 18h.
A abertura de academias será permitida a partir das 5h até a meia-noite com 50% da capacidade de ocupação. As aulas coletivas nesses estabelecimentos são permitidas respeitando o distanciamento e as demais medidas não farmacológicas.
Com informações da Agência Amazonas
|