O Carnaval na Floresta 2024, do Governo do Amazonas, selecionou 51 eventos carnavalescos para receber apoio cultural. São 47 bandas e blocos em Manaus e somente quatro no interior.
Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Os contemplados devem comparecer à sede da AADC (Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural), em Manaus, para entrega da documentação exigida no edital. O resultado final foi divulgado nesta quarta-feira (24).
No interior foram habilitados dois blocos de Itacoatiara: Bloco da Maizena e Bloco da Catuaba. O outro município contemplado foi Parintins, que teve duas bandas selecionadas – Ovelhas Negras e Lagarto Salgado.
Da capital foram aprovadas para ganhar o apoio 26 bandas e blocos de pequeno porte; 12 de médio porte; e 9 de grande porte, as mais conhecidas a Bica (Banda Independente da Confraria do Armando), Bloco do Caldeira e Galo de Manaus.
São considerados pequeno porte os blocos e bandas que reúnem até mil pessoas. Os de médio porte são os que têm presença estimada entre mil e 1,5 mil pessoas. E os de grande porte, acima de 5 mil brincantes.
A avaliação das propostas levou em conta critérios como, interesse público e participação popular, histórico, impacto social e relevância cultural, portfólio e comprovação de tempo de existência do evento carnavalesco.
A programação do Carnaval na Floresta 2024 e demais ações carnavalescas são promovidas pelo Governo do Estado, através da SEC (Secretaria de Cultura e Economia Criativa) e AADC.
Confira as propostas aprovadas aqui
Com informação da Agência Amazonas
|