Documento sem título






 











Garantido aposta nas toadas já consagradas em seu último ensaio técnico



Garantido aposta nas toadas já consagradas em seu último ensaio técnico

28/06/2023




Apostas nas toadas já consagradas e muitos segredos guardados para os três dias de apresentações. Foi assim que o Boi-Bumbá Garantindo reencontrou sua apaixonada torcida no Bumbódromo, em Parintins, para o ensaio técnico aberto ao público, o último antes do primeiro dia de festival.

 

 

Pajé Adriano Paketá foi um dos destaques da noite ao demonstrar domínio de Arena (Foto: Junio Matos)​

 

 

Na Arena, o boi do coração na testa se apresentou por duas horas e meia, fazendo um mix de sucessos como “Vermelho”, “Vendaval de Amor Garantido” e “Nasci pra Ser Vermelho”, algumas das primeiras canções da noite. 

 

 

Por outro lado, sendo posto à prova pela primeira vez no bumbódromo, a toada “Treme Terra” mostrou que a sintonia entre batuca e o item 19 (galera) pode torná-la o hit do festival deste ano. Ela foi uma das poucas canções do álbum mais recente do Bumbá a ser cantada na noite desta terça-feira, sendo a primeira da noite, vindo logo após a tradicional contagem feita pelo apresentador Israel Paulain.

 

 

Mostrando que tornou-se hit do Garantido, a toada ‘Invencível’ agitou a galera, enquanto que o ritual "Nominação Kaiapó", juntamente com a interpretação de Adriano Paketa como pajé, foi outro destaque da noite.

 

 

 Foi dele, enquanto item, um dos pontos altos da apresentação, demostrando domínio da arena e sintonia com o público, principalmente na toada "O-Baiá".

 

 

Antes dele, a sinhazinha da fazenda, Valentina Coimbra, se apresentou durante a vaquejada, primeiramente solo e depois com o bumbá, comandado pel tripa Denildo Piçanã, mostrando a sintonia entre o boi e a mais bela da fazenda.

 


Leia também:

 

Wilson Lima anuncia repasse de mais R$ 2 milhões para Caprichoso e Garantido 

 

Festival de Parintins: equipes de manutenção e reformas do Bumbódromo trabalham em 3 turnos 

 

 


 

 

 Logo após, foi a vez da rainha do folclore, Edilene Tavares, entrar na arena, bem como a porta estandarte Lívia Christina, ambas mostrando parte das coreografias que devem ser vistas a partir de sexta-feira.

 

 

 Outro a se apresentar foi o amo do boi, João Paulo Faria, que também focou em versos já conhecidos, deixando guardadas os desafios para a Arena. Das poucas vezes que citou o boi Caprichoso, ele aproveitou para exaltar o talento do levantador de toadas Sebastião Junior, chamando o sobrinho de Sabá, Patrick Araújo, de ‘filial’. Além disso, assim como fez no ensaio técnico da última sexta-feira, ele fez menção a Paulinho Farias.

 

 

A rainha do folclore Edilene Tavares mostrou parte da coreografia que deve ser vistas a partir de sexta-feira. (Foto: Junio Matos

 

 

 A última item a entrar na Arena foi a cunhã-poranga, Isabelle Nogueira, que veio durante a lenda amazônica intitulada “A criação do mundo”. Os tuxauas se apresentarem juntamente com o pajé, durante a toada "Tuxauas de Abiayala", também do álbum deste ano. Agora, o Garantido está na contagem regressiva para a estreia no festival, nos dias 30 de junho, e 1º e 2 de julho, sendo o boi que vai abrir cada noite de apresentação.

 

 

Surpresas seguem intactas

 

 Para o pajé Adriano Paketa, o reencontro com a torcida no bumbódromo e sua sintonia com a multidão de apaixonados encarnados foi seu ponto alto na noite. E tudo o que foi apresentado no ensaio não compromete as surpresas que o bumbá tem guardado para as apresentações na Arena.

 

 

“Isso é só uma prévia do que a gente tem preparado. Na Arena vai ser diferenciado, há outros elementos incorporados dentro da evolução. Foi só um aperitivo, porque a galera pode esperar um momento forte na evolução do pajé na primeira noite do festival. Ainda temos truques guardados”, disse ele após o fim da apresentação.

 

 

O levantador de toadas Sebastião Junior, ressaltou que a apresentação da noite, ainda que fosse um ensaio, precisou ser remodelada para evitar possíveis vazamentos.

 

 

"Hoje, nesse ensaio aberto ao público e sendo transmito, é obvio que a gente não iria mostrar tudo que vamos levar para a Arena. Quando descobrimos que seria transmitido, mudamos o repertório, porque do outro lado da tela tem o contrário".

 

 

Torcida confiante

 

Se do lado de dentro da arena, os artistas mantém certo mistério, os torcedores exalam confiança em mais um título. Mantendo a tradição, a parintinense Naidiane Azevedo, 38, marcou presença em mais um ensaio geral do boi do coração e diz acreditar na vitória do boi do coração neste ano.

 

 

“Participei do ensaio técnico no curral e agora aqui. E como torcedora apaixonada pelo garantido, acredito que o boi está preparado para entrar na Arena e ele vai ser campeão”, disse.

 

 

Diferente de Naidiane, o estudante de engenharia Lázaro Bruno vem de Manaus e pisa no ensaio técnico do boi Garantido pela primeira vez. “É a minha primeira vez no festival e resolvi deixar que um dos dois bois me escolha”, declarou.

 

 

No entanto, apesar de ainda não ter escolhido um lado, o jovem acredita, a partir do ensaio técnico, que o Garantido tem grandes chances de vitória.

 

 

“Com certeza ele tem grande chance de vencer o festival, o ensaio está muito legal, tudo muito bem-organizado. Esse é um festival que é pra pessoa aproveitar e curtir muito. E, pra mim, o ensaio tá sensacional”.

 

 

Hoje à noite é a vez do boi Caprichoso

 

O último ensaio técnico do boi Caprichoso será nesta quarta-feira, a partir das 21h no bumbódromo. O Touro Negro pretende lotar as arquibancadas em seu último contato com o público antes da apresentação no festival.

 

 

Com informação do ACritica

Compartilhe

<p>Garantido aposta nas toadas já consagradas em seu último ensaio técnico</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp