Foto: Arquivo
MANAUS/AM - A fumaça das queimadas na região Amazônica e no Pantanal, alcançaram cidades de 10 estados desde o sábado (17). As mais afetadas ficam no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Grande parte da fumaça sai dos incêndios no sul do Amazonas. A informação foi divulgada na segunda-feira (19), pelo jornal O Globo.
Os dados foram extraídos do Serviço de Monitoramento Atmosférico da Europa. Os maiores focos estão nas regiões das rodovias BR-230, em Apuí (AM) e BR-163, entre Itaituba (PA) e Novo Progresso (PA), e na região de Porto Velho (RO).
“Para ter fumaça da Amazônia aqui é porque a condição lá já é extrema”, resume Henrique Bernini, pesquisador de sensoriamento remoto.
Bernini se baseou nos dados do Serviço de Monitoramento Atmosférico da Europa para apontar que desde sábado a fumaça atingiu 10 estados brasileiros: Rondônia, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e o Rio.
Apesar de reduzir o potencial poluente ao chegar em cidades mais distantes da origem do fogo, a fumaça tem partículas de monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio, o que a torna um fator de risco para populações de idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios.
A onda de calor no país é um dos fatores que tem facilitado a presença da neblina. A chegada da frente fria na próxima sexta-feira (23), deve fazer com que a fumaça se dissipe.
|