Documento sem título






 











Força Nacional é reforçada no Amazonas para combater incêndios



Força Nacional é reforçada no Amazonas para combater incêndios

13/10/2023




Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde de quinta-feira (12) com ministros, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou o envio de mais efetivo da Força Nacional para reforçar as equipes que já estão atuando no combate aos incêndios florestais no Amazonas.

 

 

Incêndios florestais encobrem de fumaça municípios da região metropolitana de Manaus. Foto: Reprodução/Jornal Nacional

 


Na reunião ministerial, em que Lula participou por videoconferência, os dois assuntos da pauta foram as fortes chuvas em Santa Catarina e a seca dos rios, em consequência da forte estiagem, e os incêndios florestais no Amazonas.

 

 

A seca e o ar poluído pela fumaça fez a Fiocruz Amazônia recomendar o uso de máscaras na capital amazonense e em municípios onde a situação é mais crítica. Em Manaus, a qualidade do ar é considerada “péssima”. E a quantidade de poluentes nesta nos três últimos dias está cinco vezes maior do que já é considerado “muito ruim” pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

 


Os dados são do monitoramento feito pela Universidade do Estado do Amazonas. De acordo com a prefeitura de Manaus, a fumaça tem origem nos municípios da Região Metropolitana.

 

 

No interior do Amazonas, a situação da seca continua preocupante, especialmente no sul do estado. Sessenta cidades estão em alerta ou emergência por causa da estiagem. Apenas duas, em situação de normalidade. Quase 400 mil famílias foram afetadas.

 


De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as quatro cidades brasileiras com maior quantidade de focos de incêndio no último mês ficam todas na região amazonense entre Manaus e Rondônia.

 

 

Reforço

 


O reforço do governo federal no combate às queimadas no Amazonas é uma resposta ao pedido do governador Wilson Lima (União Brasil). Na quarta-feira (11), ele ligou para ministros do governo Lula para pedir ajuda, quando a cidade de Manaus, com mais de 2 milhões de habitantes, foi totalmente encoberta pela fumaça das queimadas.

 

 

O governo também anunciou que aumentou o efetivo do Corpo de Bombeiros e contratou 173 brigadistas para combater os incêndios florestais.

 

 

Também na quarta-feira, membros do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental do Governo do Amazonas começaram a discutir uma proposta com o objetivo de endurecer as punições contra os responsáveis por queimadas ilegais durante o período de estiagem no estado.

 

 

Os trabalhos foram conduzidos pelo vice-governador Tadeu de Souza em reunião conjunta com os secretários da Sema, Eduardo Taveira, da Procuradoria-Geral do Estado, Giordano Bruno, e do Procon-AM, Jalil Fraxe.

 

 

Com informação do Amazonas Atual

Compartilhe

<p><span style="background-color:rgb(255, 255, 255); color:rgb(51, 51, 51); font-family:sans-serif,arial,verdana,trebuchet ms; font-size:18px">Força Nacional é reforçada no Amazonas para combater incêndios</span></p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp