Sociedade civil, prefeitos e outras autoridades relacionadas à temática do meio ambiente estão reunidos no Fórum das Cidades Amazônicas, que ocorre nesta quinta e sexta-feira em Belém. Oito países da América Latina participam do evento que é um dos preparatórios para a COP 30, em 2025.
![](/userfiles/image/forum%20cidades%20amazonicas.jpeg)
Fórum das Cidades amazônicas terá Carta de Belém, para ser apresentada na Cúpula da Amazônia. Foto: Márcio Ferreira/Comus
O principal objetivo é elaborar um documento chamado de Carta de Belém, que será levado aos presidentes participantes da Cúpula da Amazônia, que vai reunir autoridades de diferentes países na próxima semana na capital paraense em Belém.
Grandes problemas enfrentados por cidades amazônidas estão em debate no Fórum, dentre eles, a questão do lixo, que está entre as problemáticas graves da capital paraense, segundo o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol).
"Esse é o primeiro Fórum de cidades amazônicas, há prefeitos de oito países de toda a Amazônia. Uma carta a ser aprovada na sexta com presença de ministro e se propõe criar um Fórum permanente de cidades Amazônicas, o que já foi aceito e será um legado para a Cop", afirmou - veja mais no vídeo abaixo.
O Governo Federal, integra a organização do evento, acompanha os debates no Fórum representado pelo Ministério das Cidades, com o secretário Nacional do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé; e pelo titular da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Luiz Ceciliano.
“O mundo está olhando para a Amazônia e a gente precisa ouvir os prefeitos da região, para apresentar soluções de políticas públicas adequadas. A Amazônia não é o problema, é a solução”, enfatizou Ceciliano.
Com informação do G1
|